segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sobre ciência e Igreja

O assunto era "Galileu e o Papa". Mas falou-se um pouco dos gregos: do modelo geocêntrico ptolomaico e do modelo heliocêntrico de Aristarco. Afinal, as idéias gregas sobre astronomia influenciaram todos os pensadores e cientistas a partir de então.





Ambos os modelos passaram para a história, mas durante mais de um milênio somente um foi aceito: o modelo geocêntrico de Ptolomeu. Primeiro talvez por questão de bom senso: oras, a Terra deve ser o centro do Universo. Mas havia outros motivos.

Um deles é meramente científico: não se conseguiu observar na época a chamada "paralaxe estelar", que seria a diferença de ângulo na observação de uma estrela ao longo do tempo. Realmente, se considerarmos a posição de uma estrela vista da Terra em um dado instante, verificamos que certo tempo depois ela não é a mesma, em relação a um ponto fixo (ponto fixo que pode ser, por exemplo, outra estrela bem mais distante). Isto não poderia acontecer se fosse a Terra o centro do Sistema Solar, com o Sol girando em torno dela. Somente a órbita da Terra ao redor do Sol explica essa variação. Mas na época o fenômeno não pôde ser observado, até por falta de tecnologia. Daí, descartou-se o modelo de Aristarco.



Havia também o motivo religioso. Há passagens no Antigo Testamento que nos permitem afirmar que o Sol gira em torno da Terra. Somente na semana passada eu li um dos trechos a respeito - graças à pesquisa da minha aluna. Está em Josué, 10:

"Então Josué falou ao Senhor (...): sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. (...) O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro."

Daí que ocorreu todo o problema com Galileu, já no século XVII, quando ressurgiu o modelo heliocêntrico. Galileu foi lá falar para os chefes da Igreja que eles não estavam interpretando de acordo a Bíblia. E daí vem a Inquisição, a negação dele e o lendário "eppur si muove".

2 comentários:

Anônimo disse...

Ale, essa questão é interessantíssima. Se você quiser, procure no arquivo do Tutaméia o que eu escrevi sobre a aprovação/reprovação da Igreja para a pesquisa com células-tronco no Brasil.
Como você pode imaginar, não falei sobre o pensamento antigo pois voluntariamente sei pouco sobre isso...e naquela época não o conhecia e nem pude indicar o "professor Alê" como melhor possibilidade de discussão sobre História antiga, como eu faço quando necessário na Vésper, por exemplo, (risos) mas acho que o depoimento ficou bacana e verdadeiro.
Abraço
Camila

Anônimo disse...

e o pior é que a igreja depois absolveu o galileu, depois de quinhentos anos