terça-feira, 21 de setembro de 2010

Faltam duas semanas

Faltam duas semanas para a eleição. As pesquisas mostram que Dilma mantém a liderança e pode ser eleita já no primeiro turno. A candidata apoiada pelo presidente Lula tem cerca de 50 por cento dos votos. Se fizermos uma análise das pesquisas de opinião sobre a popularidade do governo atual, podemos até concluir que a candidatura de Dilma, embora praticamente vencedora, é um fiasco. É que cerca de 80 por cento da população brasileira aprova o governo, o que nos faz concluir que milhões de eleitores, ainda que aprovem Lula, não votarão na Dilma.

Parece que o país vive uma euforia e otimismo muito grande quanto à economia, o que está se refletindo também nas eleições para governadores, nas quais os candidatos da situação são favoritos. A pergunta que não quer calar: será que está tudo tão bem assim? Ou algumas mudanças se fazem necessárias? Infelizmente, pela falta de conteúdo nos debates e propostas dos candidatos, é sempre difícil fazer qualquer análise. Com um pouco de força de vontade, no entanto, é possível.


Mais uma vez, não podemos esquecer de insistir que a eleição que realmente importa é a do Legislativo. Infelizmente, as pesquisas indicam que o Congresso estará representado por figuras esdrúxulas e incompetentes, em sua maioria, mais uma vez. Exemplos não faltam, mas é impossível não comentar que o deputado federal mais votado no país será provavelmente o bizarro palhaço Tiririca.

De qualquer modo, temos duas semanas para escolher as melhores propostas políticas. A sugestão é a seguinte. Entrem em sites que descrevam atuação de parlamentares em exercício e que tenham as propostas dos candidatos atuais. As dicas são o site Excelências e o site do TSE.

Percam algumas horas vasculhando tudo. Não vote em candidato que tenha contra ele qualquer processo. Dê preferência àqueles que propuseram leis sobre temas importantes e inteligentes. Dê preferência a candidatos que não trocaram muito de partido. Dê preferência a candidatos com ensino superior e vida pública ilibada. Você pode não acreditar, mas vai achar alguns com os quais se identifica. Se não, vote nulo!

4 comentários:

Unknown disse...

Eu voto nulo!!!!!!!!!!
Prá que perder tempo, não vá votar...

Abraços

Belo texto.

felício disse...

Olha eu to propenso a votar nulo pelo menos para deputado não sei ainda o que fazer.. mas vou tentar entrar nesses sites ai
abraços a todos
viva o levi fidelix brincadeiraa

rsandri disse...

Muito bom, excelente post... Não conhecia o site excelências, já estou fuçando para a escolha do meu voto.

Unknown disse...

Concordo com tudo. Inclusive com as dicas sobre a quem se deve dar preferência. Só espero não parecer pessimismo demais dizer que é uma pena o fato de ser tão fácil, hoje em dia, ter curso superior sem um ensino fundamental que tenha valido a pena.