quarta-feira, 7 de maio de 2008

1808


Neste ano, comemoram-se 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil, episódio de inegável importância histórica. Daí o grande número de publicações a respeito que vemos nas livrarias e bancas de revista por todo o país.

Muito fala-se a respeito do livro "1808", do jornalista paranaense Laurentino Gomes, que está há várias semanas nas listas de mais vendidos. Parece ser uma boa opção para quem quer descobrir mais a respeito da sociedade brasileira há 200 anos, apesar de alguns historiadores rejeitarem-no. Algumas críticas que foram colocadas dizem respeito à utilização de algumas fontes não muito fidedignas na pesquisa do autor (Wikipedia, inclusive). Além do que, para alguns não chega a ser uma obra de grande rigor científico.

Todas essas ressalvas, entretanto, são feitas pelo autor no início da obra, e não tiram as qualidades da pesquisa desenvolvida, nem o modo interessante de ser exposta. Livros como este merecem sucesso porque despertam o interesse do grande público em História sem cair em grandes imprecisões ou polêmicas desnecessárias.

Um comentário:

Anônimo disse...

acho legal que as pessoas estão lendo mais livros assim de história neh?