Nem o caso Isabela, nem o novo choque do petróleo, nem os desastres naturais no Mianmar. A notícia que mais me chocou nos últimos dias foi a seguinte: "A partir de 2010 os livros didáticos brasileiros já se adequarão à nova ortografia". Isso quer dizer que o acordo entre os países de língua portuguesa que tenta uniformizar a ortografia da língua entrará mesmo em vigor.
Será mesmo possível? Afinal, entre outras inutilidades propostas, será extinto o trema, sinal ortográfico de grande importância. O mais curioso é que não vi nenhum intelectual, jornalista ou artista manifestar-se a respeito!!
A justificativa para esta alteração é que a lingua portuguesa tornar-se-ia mais forte se uniformizada entre todos os países. Idéia errada, ou melhor, "ideia" errada (para atender à nova ortografia). É só notarmos que a língua universal hoje é o inglês, cujas variações são enormes, dependendo do país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
eh verdade mas tb num vai mudar muito. ou vai?
pior é pensar que estão fazendo isso para que algumas editoras brasileiras e portuguesas aumentem seu mercado na África.....
Isso realmente é preocupante: a mudança que envolve nossa língua tem um fundo puramente comercial, já declarado publicamente e mesmo assim não vemos os especialistas, como o Pasquale, emitindo um parecer realmente convincente à respeito do assunto: os estudiosos da língua estão parados e nã está havendo um debate decente quanto ao efeito das mudanças e o mais importante se realmente são necessária, pois certos diferenças continuarão. E convenhamos: tirando certos termos, se a pessoa tiver uma boa formação quanto ao português, seja no país que for, consegue ler um texto que não está no português local.
Postar um comentário