Não há como negar a urgência em se discutir o transporte na cidade de São Paulo. Ainda mais em época de eleição. Nesta semana tem-se falado de um projeto de lei vindo do Executivo que aumentaria o rodízio de veículos e poderia até instituir um pedágio urbano em algumas áreas.
Se pensarmos no enfoque dado aos problemas do transporte pelas últimas gestões municipais, vamos encontrar enormes divergências. De um lado, o modelo da gestão de Maluf e Pitta, que privilegiou sempre a realização de imensas obras públicas, como túneis e viadutos, dando maior atenção ao transporte privado. Afinal, no túnel Ayrton Senna não entra ônibus.
Por outro lado, um enfoque diverso foi dado tanto na gestão Erundina quanto na da Marta. Privilegiou-se claramente o transporte público, com a construção de linhas de ônibus e a melhoria dos mesmos (sem falar do bilhete único).
Se pensarmos no enfoque dado aos problemas do transporte pelas últimas gestões municipais, vamos encontrar enormes divergências. De um lado, o modelo da gestão de Maluf e Pitta, que privilegiou sempre a realização de imensas obras públicas, como túneis e viadutos, dando maior atenção ao transporte privado. Afinal, no túnel Ayrton Senna não entra ônibus.
Por outro lado, um enfoque diverso foi dado tanto na gestão Erundina quanto na da Marta. Privilegiou-se claramente o transporte público, com a construção de linhas de ônibus e a melhoria dos mesmos (sem falar do bilhete único).
Nesta gestão Serra-Kassab-Andrea Matarazzo, não se ouviu falar muito de projetos para o transporte municipal. Isso até esta semana, quando, de maneira surpreendente, foi lançado um projeto que deverá tratar não apenas do problema do tráfego, mas também da questão ambiental, através da restrição gradativa e progressiva do uso de automóveis particulares no centro da cidade.
Além de surpreendente, muito interessante. Até porque é difícil chamar a proposta de eleitoreira já que é polêmica demais para ser aceita com facilidade pela população.
Mas o fato é que o transporte público ainda tem que melhorar, e muito, para que uma medida destas seja cabível.
Um comentário:
Eu vi um trecho do debate e ouvi a Soninha falar de ciclovias. Alguém sabe se há algum movimento favorável a essa idéia? Seria bem bom.
Postar um comentário