quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ENEM

Neste domingo, tem ENEM! O Exame Nacional do Ensino Médio é feito todo ano por estudantes de todo o país há dez anos. Diga-se de passagem, é um exame muito bem elaborado. Privilegia o raciocínio e a interpretação, e não se atém a fórmulas ou decorebas. Aliás, muitos até chegam a dizer que o aluno que sabe ler, escrever e trabalhar com as quatro operações matemáticas consegue resolver noventa por cento das questões, e, portanto, não precisaria nem estar no Ensino Médio.

Muito bem. Ocorre que os resultados estão sempre aquém do esperado, em relação tanto a alunos oriundos da escola pública, quanto da escola particular. Um quadro difícil de ser revertido a curto e médio prazo, embora não impossível.

No entanto, o que mais tem angustiado os profissionais da educação e os que lutam por uma educação de qualidade, no que diz respeito ao ENEM, são os rankings que são elaborados anualmente e que divulgam o desempenho de cada escola no exame. Por um lado, é interessante saber como os alunos de determinadas escolas se saem no ENEM. Por outro lado, isto tem causado uma série de problemas nas escolas, sobretudo nas particulares de muita tradição.

Conta-se que em uma escola tradicional da capital paulista os alunos considerados mais fracos estão sendo desencorajados de fazerem a prova, a fim de que a média da escola no ranking seja alta, o que não aconteceu nos últimos anos. Nem todos se lembram de que educação não é mercadoria...

2 comentários:

Anônimo disse...

educação não é mercadoria e também não é brincadeira, as pessoas se esquecem disso

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Gostei bastante!