terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jogos na terra de Confúcio

A cada quatro anos, ouve-se a mesma história: "estes Jogos Olímpicos serão os melhores de todos os tempos, os mais caros, os mais bem organizados, os de maior número de espectadores, etc".

Acontece que na China talvez as coisas não sejam tão simples assim. Afinal, a população absoluta é de 1,3 bilhões de pessoas, e lá convivem 56 etnias diferentes. Diversos são os problemas de superpovoamento, como o alto grau de poluição. Além disso, muitas liberdades individuais ainda estão restringidas.



Ainda assim, espera-se que os Jogos deste ano mantenham o espírito vindo da tradição milenar helênica, por meio da qual, a cada quatro anos, competições esportivas entre as cidades pacificavam o território grego e estabeleciam uma trégua às constantes guerras da época.

Alguns momentos históricos:





2 comentários:

Anônimo disse...

legal
coloca mais ums videos desses

Unknown disse...

Esses jogos olimpicos, há muito que perderam o carater pacififico. É só politica. A China, uma terra de muitos problemas e injustiças, sem liberdades individuais. Me faz crer que não existe mais oposição no mundo. Sera que os donos do poder conseguiram idiotizar a sociedade.