domingo, 26 de outubro de 2008

Outra vez Leo Minosa

Seis meses atrás, coloquei uma postagem sobre o sensacionalismo da imprensa na cobertura do caso da menina Isabela. Hoje, voltamos ao mesmo tema para discutir o seqüestro e assassinato da menina Eloá. Mais uma vez, em uma entrevista no Estadão deste domingo, o jornalista Eugênio Bucci faz menção ao filme "A Montanha dos Sete Abutres" de 1951 para mostrar que vivemos mais do que nunca em uma "sociedade do espetáculo", no dizer do esudioso francês Guy Debord.

A transformação de tudo em espetáculo e imagem faz com que as pessoas tenham medo de serem condenadas à invisibilidade e ao anonimato. O crime pode tornar-se, então, uma forma de ser mais visível e de ingressar à força no mundo que sempre excluiu o criminoso.

Portanto, deve-se economizar na mistificação e não deixar que certas situações mostradas pelas imagens possam tornar célebre o criminoso. Não pode mais haver superexposição nem espetáculo num assunto desses! Muito menos, jornalistas interferindo no trabalho dos policiais. Caso contrário, a imprensa jornalística deixa de cumprir seu papel informativo.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal a mensagem, é isso aí

Anônimo disse...

Agora com mais calma ( o que não é a calma de uma manhã de sábado, né? ) eu pude ler mais seus textos. Estou adorando! Sobre o caso Isabella eu também escrevi um post parecido com o seu, mas no início do ano (a "sociedade do espetéculo" se apresenta, e nem estamos mais na Europa barroca! O que será de nós, né?)
Muito bom esse espaço de diálogo
Ca