sábado, 15 de novembro de 2008

Pontos Corridos

Vamos para a tradicional conversa de boteco: o Campeonato Brasileiro. Desde o início do formato dos pontos corridos, nunca o campeonato esteve tão interessante, com tantos times com possibilidades de ganhar o título (apesar de o São Paulo estar mais próximo). O que só reforça a tese de que campeonato como o Brasileiro só pode ser por pontos corridos. Um sistema mais justo e, invariavelmente, mais emocionante.

A partir de 2003, os campeonatos da Série A e B passaram a ter esse formato, e também se acabaram as constantes "viradas de mesa" que faziam com que os clubes grandes deixassem de disputar a Segunda Divisão. Assim, após 5 anos, começa-se a observar um fenômeno muito presente nos países europeus: a disputa do título aos poucos vai se restringir a alguns poucos times fortes e raras exceções. Por exemplo, na Itália, o título é sempre disputado por Juventus, Inter e Milan. Essa concentração fez com que equipes historicamente fortes hoje estejam em segundo plano (como Genoa, Sampdoria e Torino).

Ainda é muito cedo para falar, mas, em seis anos de competição neste formato, o São Paulo esteve entre as cinco primeiras colocações em cinco oportunidades (2003, 2004, 2006, 2007 e 2008), o Santos em quatro (2003, 2004, 2006 e 2007), o Cruzeiro em três (2003, 2007 e 2008) e o Palmeiras em três (2004, 2005 e 2008). São, portanto, os times de melhor retrospecto nesses últimos seis anos. Por outro lado, Vasco, Botafogo e Atlético Mineiro ainda não disputaram as primeiras colocações. Poderia o sistema de pontos corridos limitar também no Brasil ao longo dos tempos o número de times considerados grandes? Se sim, é melhor que os clubes se preparam adequadamente para mudar esta lógica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Por qual motivo será que o campeonato brasileiro não está tendo a menor graça esse ano?
Será que é porque eu sou santista? (risos)

Anônimo disse...

achei legal o comentário
pelo jeito o são paulo vai dominar mesmo

Unknown disse...

Estamos ai!!! seu palmerinha engasgou na reta final e deu o TRI para os bambi. Bambi é quem tem que dar. Palmeiras virou bambi?