sábado, 28 de junho de 2008

O abraço de FHC e Lula


Segue o texto de Eliane Cantanhêde, colunista da "Folha de São Paulo", sobre a imagem do abraço entre os dois presidentes durante o velório de Ruth Cardoso. Uma opinião polêmica, mas que não deixa de ser bem fundamentada e que tenta se utilizar de uma interpretação da História recente do nosso país que não cai em simplificações maniqueístas. Vejamos:



O abraço

Mortes quase sempre geram muita tristeza, tréguas e pausas para pensar, mesmo nas mais conflagradas famílias. Foi o que a morte de Ruth Cardoso produziu, deixando como marca uma foto emocionante sob o ponto de vista humano e emblemática sob o político: a do abraço, em lágrimas, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um abraço de velhos companheiros, não de atuais adversários, e que não vai mudar a política em nada (principalmente diante das eleições municipais), mas mexeu com corações endurecidos e partidarismos inflexíveis no PT e no PSDB.

Aliados nos tempos do inimigo comum, a ditadura militar, FHC, Lula e seus respectivos grupos e partidos se distanciaram basicamente por diferenças de táticas políticas e de estratégia, aprofundadas ao longo do tempo pela disputa de poder. De aliados passaram a adversários e chegaram a inimigos, capazes de se ferirem cruelmente.

FHC e Lula são o que há de melhor na política brasileira, pela capacidade intelectual de um, a perspicácia do outro, a liderança e a excepcionalidade de ambos. FHC fincou as bases em praticamente todas as áreas para um país muito melhor do que encontrara oito anos antes. Lula pegou o bonde e acelerou.

Os avanços na economia e na gestão, porém, não refletiram em melhorias na prática política nem no refluxo nos escândalos. Os dois, entrincheirados em seus partidos e reféns de suas alianças, conviveram com erros bem parecidos. Mas é justamente por esses erros que se matam uns aos outros. O sujo falando do mal lavado. A diferença é que Lula e os petistas foram implacáveis contra FHC e os tucanos no poder, mas não suportam provar do próprio veneno. Virou uma guerra.

E, se o Brasil bateu no seu teto político com FHC e Lula, o que virá depois? A foto do abraço, tão forte, contundente, remete ao passado, mas não projeta o futuro.



quarta-feira, 25 de junho de 2008

Madama Butterfly - Puccini

No Municipal de São Paulo, teremos nesta semana a bela obra de Puccini, mas os ingressos já estão esgotados.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

100 anos da Imigração Japonesa

Homenagem a um dos povos que contribuíram na formação do país. O primeiro navio (Kasato Maru) chegou há exatos 100 anos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Notícias do Exército

Em questão de uma semana, três notícias envolvendo o Exército chamam a atenção. Um tenente entregou três jovens para serem mortos por traficantes em um morro carioca. Um jovem soldado morreu durante intenso treinamento físico. Um sargento que, após declarar ser gay, foi preso e espancado.

Não é a primeira vez que ouvimos falar de erros graves que o Exército comete nas favelas cariocas. Não é a primeira vez que ouvimos falar de erros graves que as Forças Armadas cometeram na História deste país.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Novidades no Processo Penal

Recentemente, foram aprovadas algumas alterações no Código de Processo Penal que têm gerado várias controvérsias entre os estudiosos do Direito e da Sociedade. A maioria das mudanças tem a ver com uma preocupação enorme com a celeridade processual. Destacam-se o fim da possibilidade de pedido de um novo Júri nos casos em que a pena for maior que 20 anos, a audiência única para depoimentos da defesa e acusação e, talvez a alteração mais importante de todas, a invalidação das provas obtidas por meio ilícitos.

Esta última mudança é, sem dúvida, um grande avanço do Legislativo, que resolveu posicionar-se a respeito do tema em definitivo. A prova obtida por meio ilícito não pode ser válida! O projeto ia mais além e propunha que o Juiz que entrasse em contato com a prova ilícita não pudesse mais julgar a questão, o que parece muito correto. No entanto, o Presidente vetou este último dispositivo, considerando que a única intenção da alteração seria a de acelerar o andamento do processo, e causou, desta maneira, grande confusão no texto da lei.

sábado, 7 de junho de 2008

Eurocopa 2008

Segunda mais importante competição futebolística, começa daqui a pouco a Eurocopa, neste ano disputada na Áustria e na Suíça.

Apesar da ausência da forte Inglaterra, o campeonato reunirá (como sempre) grandes equipes e jogadores europeus. Dificílimo de se prever o vencedor. No máximo, alguns favoritos de cada grupo. Vejamos a tabela e façamos os palpites!


Grupo A: Portugal, República Tcheca, Suíça e Turquia
Grupo B: Alemanha, Croácia, Áustria e Polônia
Grupo C: Itália, França, Holanda e Romênia
Grupo D: Espanha, Suécia, Rússia e Grécia


Sábado, 07 de junho
13h00 Suíça x Rep. Tcheca Basiléia
15h45 Portugal x Turquia Genebra

Domingo, 08 de junho
13h00 Áustria x Croácia Viena
15h45 Alemanha x Polônia Klagenfurt

Segunda-feira, 09 de junho
13h00 Romênia x França Zurique
15h45 Holanda x Itália Berna

Terça-feira, 10 de junho
13h00 Espanha x Rússia Innsbruck
15h45 Grécia x Suécia Salzburgo

Quarta-feira, 11 de junho
13h00 Rep. Tcheca x Portugal Genebra
15h45 Suíça x Turquia Basiléia

Quinta-feira, 12 de junho
13h00 Croácia x Alemanha Klagenfurt
15h45 Áustria x Polônia Viena

Sexta-feira, 13 de junho
13h00 Itália x Romênia Zurique
15h45 Holanda x França Berna

Sábado, 14 de junho
13h00 Suécia x Espanha Innsbruck
15h45 Grécia x Rússia Salzburgo

Domingo, 15 de junho
15h45 Suíça x Portugal Basiléia
15h45 Turquia x Rep. Tcheca Genebra

Segunda-feira, 16 de junho
15h45 Polônia x Croácia Klagenfurt
15h45 Áustria x Alemanha Viena

Terça-feira, 17 de junho
15h45 Holanda x Romênia Berna
15h45 França x Itália Zurique

Quarta-feira, 18 de junho
15h45 Grécia x Espanha Salzburgo
15h45 Rússia x Suécia Innsbruck


QUARTAS-DE-FINAL

19/06 (quinta) Jogo 1
15h45 1º Grupo A x 2º Grupo B Basiléia

20/06 (sexta) Jogo 2
15h45 1º Grupo B x 2º Grupo A Viena

21/06 (sábado) Jogo 3
15h45 1º do Grupo C x 2º do Grupo D Basiléia

22/06 (domingo) Jogo 4
15h45 1º do Grupo D x 2º do Grupo C Viena


SEMI-FINAL

25/06 (quarta)
15h45 Jogo 1 x Jogo 2 Basiléia

26/06 (quinta)
15h45 Jogo 3 x Jogo 4 Viena


FINAL
29/06 (domingo) 15h45 Viena

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Filosofia e Sociologia obrigatórias

Há alguns anos que se fala no retorno da obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Nesta semana, enfim, foi sancionada a lei que obriga a inclusão destas disciplinas no currículo de todas as escolas públicas e particulares do país. Uma vitória para muitos intelectuais e estudiosos de Ciências Humanas, que lutaram muito para a aprovação do projeto.

Estudar Filosofia é importante para todas as pessoas. Através dela, desenvolvemos inúmeras habilidades intelectuais, entre as quais o poder de abstração e reflexão, que auxilia no desenvolvimento pleno dos educandos. O ambiente escolar deveria transbordar Filosofia, assim como Artes, Música, Ciências, Esportes...

No entanto, não se sabe até que ponto a inclusão destas disciplinas trará benefícios à educação, já que faltam profissionais qualificados no mercado para atender à demanda. Além disso, e também por causa disso, pode ocorrer uma vulgarização e simplificação do conhecimento filosófico nas escolas. Tendo em vista a péssima qualidade do ensino em geral e a obrigatoriedade de cumprimento de uma maior quantidade de conteúdo, o resultado pode não ser o ideal. As aulas de Filosofia e Sociologia poderão tornar-se uma simples "decoreba" de nomes e teorias que não fazem sentido nenhum, como ocorre com as outras matérias, na maior parte das escolas.

E ir à escola tornar-se-ia cada vez mais chato... algo que não pode acontecer!!!


domingo, 1 de junho de 2008

Ainda sobre a reforma

Ontem assisti a um debate sobre a Reforma Ortográfica na TV. Estavam presentes, entre outros, o estudioso da língua Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, e a cantora Fafá de Belém. Interessante perceber que a maioria dos debatedores era favorável à Reforma, ainda que não soubessem exatamente por quê.

Para o autor de uma das Gramáticas mais utilizada no país, a Reforma seria necessária porque a maioria das línguas têm ortografia unificada, como espanhol, italiano, russo, entre outras. No entanto, ninguém citou o caso conhecido da língua universal, o inglês, que tem duas ortografias muito distintas (basta folhear qualquer bom dicionário).

A única debatedora com argumentos lúcidos era a cantora Fafá de Belém, totalmente avessa à inútil mudança. Ainda que não dispusesse de muitos argumentos para se opor aos demais integrantes, soube manifestar a idéia de que a língua é patrimônio do povo. Não pode uma reforma imposta de cima para baixo (que ninguém jamais pediu!) mudar sem grandes razões a maneira pela qual escrevemos.

Afinal, é, para qualquer brasileiro, fácil de entender os livros de Saramago (por exemplo), mesmo na ortografia lusitana. Há grande beleza nas variações lingüísticas, tanto na ortografia quanto na morfossintaxe (que não será alterada). Se o escritor português não mais escreverá "acção" ou "óptimo", continuará escrevendo na sua sintaxe, utilizando-se muito pouco do gerúndio. Ou seja, não haverá uniformização, pois não se pode uniformizar a maneira de se falar ou de se escrever. Muito menos de cima para baixo.