sábado, 28 de junho de 2008

O abraço de FHC e Lula


Segue o texto de Eliane Cantanhêde, colunista da "Folha de São Paulo", sobre a imagem do abraço entre os dois presidentes durante o velório de Ruth Cardoso. Uma opinião polêmica, mas que não deixa de ser bem fundamentada e que tenta se utilizar de uma interpretação da História recente do nosso país que não cai em simplificações maniqueístas. Vejamos:



O abraço

Mortes quase sempre geram muita tristeza, tréguas e pausas para pensar, mesmo nas mais conflagradas famílias. Foi o que a morte de Ruth Cardoso produziu, deixando como marca uma foto emocionante sob o ponto de vista humano e emblemática sob o político: a do abraço, em lágrimas, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um abraço de velhos companheiros, não de atuais adversários, e que não vai mudar a política em nada (principalmente diante das eleições municipais), mas mexeu com corações endurecidos e partidarismos inflexíveis no PT e no PSDB.

Aliados nos tempos do inimigo comum, a ditadura militar, FHC, Lula e seus respectivos grupos e partidos se distanciaram basicamente por diferenças de táticas políticas e de estratégia, aprofundadas ao longo do tempo pela disputa de poder. De aliados passaram a adversários e chegaram a inimigos, capazes de se ferirem cruelmente.

FHC e Lula são o que há de melhor na política brasileira, pela capacidade intelectual de um, a perspicácia do outro, a liderança e a excepcionalidade de ambos. FHC fincou as bases em praticamente todas as áreas para um país muito melhor do que encontrara oito anos antes. Lula pegou o bonde e acelerou.

Os avanços na economia e na gestão, porém, não refletiram em melhorias na prática política nem no refluxo nos escândalos. Os dois, entrincheirados em seus partidos e reféns de suas alianças, conviveram com erros bem parecidos. Mas é justamente por esses erros que se matam uns aos outros. O sujo falando do mal lavado. A diferença é que Lula e os petistas foram implacáveis contra FHC e os tucanos no poder, mas não suportam provar do próprio veneno. Virou uma guerra.

E, se o Brasil bateu no seu teto político com FHC e Lula, o que virá depois? A foto do abraço, tão forte, contundente, remete ao passado, mas não projeta o futuro.



3 comentários:

Unknown disse...

Acho dois picaretas, mas o texto é bem escrito. Prefiro Maria das Marias...A maria Callas

Anônimo disse...

eu acho que o Lula é muito falso de ir abraçar assim o fernando henrique, afinal os dois são inimigos mortais, certo?
abraços a todos

Anônimo disse...

Quanto ao abraço não vou comentar mas sim sobre a biografia das duas esposas. Ao ouvir a breve biografia de D. Ruth fiquei imaginando qual seria o texto ao morrer D. Marisa Letícia....algo como....fez botox no ano tal, preenchimento no mês tal...qual a formação dela? qual a contribuição dela ao país, comparando-se a D. Ruth? Nenhuma...só futilidades....