domingo, 25 de janeiro de 2009

Nova ortografia...

Não tem mais jeito. A unificação ortográfica veio mesmo. O que mais nos deixa tristes é que foi imposta de cima para baixo, e somente para beneficiar economicamente determinados grupos. Quem fala que a reforma simplificou ou facilitou a escrita não viu as confusas regras de uso do hífen. Bom mesmo para o pessoal do grupo Houaiss ou então para o gramático Evanildo Bechara. Eles, que sempre defenderam a Reforma, agora dão palestras e vendem livros. No entanto, até agora, ninguém conseguiu justificar as vantagens da Reforma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu odeio essa reforma, não vou adaptar minha disserteção a ela, porque as regras só serão irreversíveis depois de 2013, então eu resisto, até porque o próprio Guimarães seria totalmente contra a ela, penso eu, já que ele sempre achou que o português falado no Brasil era muito mais rico do que o falado em outros lugares, por motivos antropológicos, claro...
Mas agora devemos unificar tudo, e o "português adocicado", herança dos africanos que Gilberto Freyre tanto louvou, acabou ficando endurecido, infelizmente isso está se tornando facto (em Partugal também retiraram esse c charmoso... péssimo!)
Abraço
Ca