sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Futebol - perspectivas 2009

Como de praxe, vamos fazer as previsões para o ano futebolístico. Dificilmente darão certo, já que o futebol sempre foi e sempre será uma "caixinha de surpresas", como todos insistem em dizer. Em ano que não tem nem Copa do Mundo e nem Eurocopa, resta-nos falar sobre as demais competições importantes, ou seja, Champions League e Libertadores. O resto é resto.

Na Europa, observa-se que atualmente as grandes forças do futebol estão concentradas na Inglaterra. Os quatro grandes times ingleses continuam na disputa da competição continental, e, como se não bastasse, largaram na frente por vagas nas quartas-de-final. Considerando-se as últimas competições realizadas, é difícil imaginar que um deles não chegue à final. Até porque os times espanhóis ultimamente não conseguem empolgar, e os italianos ainda sofrem as conseqüências da crise provocada por escândalos de corrupção acontecidos anos atrás.

Na América do Sul, a competição continental será empolgante, já que terá a presença dos quatro clubes brasileiros com melhor retrospecto no campeonato (São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras), além de Boca Juniors, River Plate e outras equipes que, surpresas ou não, costumam incomodar.

Puro palpite: teremos uma equipe inglesa e uma brasileira disputando a final do Mundial Interclubes no fim do ano. Fato que ocorreu três vezes até agora: 1981 - Flamengo x Liverpool; 1999 - Palmeiras x Manchester United; 2005 - São Paulo x Liverpool. Vejamos um trecho do triunfo do Flamengo de Zico



(como bom palmeirense, eu gostaria que se repetisse a final de dez anos atrás, desta vez com vitória alvi-verde, é claro)

3 comentários:

Unknown disse...

Tomara que dê Palmeiras. Tomara que o Palmeiras encontre pelo meio do caminho com os Bambi. No Morumbi, Palmeiras 6 a zero e no Parque Antartica, Palmeiras 8 a 1 Seria a maior gloria. O Muricy ia ficar louca!!!!!!!!!!!!!

Camila Rodrigues disse...

Ah, eu nem acompanho mais futebol mundial :(
Mas eu acompanhava, viu...
Aqui no paulistão, vai dar Palmeiras (pacto é pacto...) e assim tá tudo bem: roda Rogério Ceni ...humpt

Anônimo disse...

Acho que a final vai ser Boca Juniors e Bayer de Munique como em 2000