terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Estado contra-ataca

O que estamos observando no Rio de Janeiro é um contra-ataque do Estado, algo que já se previa há algum tempo. Aliás, ou o Estado reagia de alguma maneira logo, ou então a população iria continuar refém de um poder paralelo inadmissível. Veio a invasão policial, e agora a promessa é que isso tenha continuidade em outras áreas. Esperamos que sim. Outra promessa que tem de ser cumprida foi a do prefeito Eduardo Paes, que disse que depois da invasão policial (e militar) virá uma invasão social, por meio de educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde. É importante que aconteça mesmo, e que outros grandes centros sigam o exemplo do Rio de Janeiro.

Agora, vendo as imagens das casas dos traficantes, encontradas no meio do morro do Alemão, vem a pergunta, nos moldes do filme "Tropa de Elite": quem acha que traficante tem consciência social? Quem acha isso é muito ingênuo...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Anos 50 revisitados

Recentemente alguns lembraram que faz vinte e cinco anos do lançamento do filme "De volta para o Futuro", que conta a história de um rapaz que entra em uma máquina do tempo e volta aos anos 50. Depois, com o sucesso, foram lançados outros dois filmes da série. Mas o cenário mais marcante é a reconstituição que é feita da América dos anos 50, e do estilo de vida que se espalhou rapidamente a todos os países capitalistas. Foi a geração da Coca-cola e do Rock and Roll.

Agora, com o "Youtube", quem foi jovem naquela época finalmente pode lembrar-se de músicas da época, e passar horas vendo raridades que os internautas disponibilizam. Ainda bem.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sobre vingança e rancor

Nesses últimos dias, duas coisas chamaram minha atenção, e eu gostaria de publicar algo a respeito aqui. Em primeiro lugar, o texto do Marcão sobre Armênia: mais uma lição de vida, que os convido a lerem. Vindo de família armênia, ouvi algumas vezes dizer que os armênios seriam inimigos dos turcos, já que eles mataram nossos antepassados. Nunca senti raiva da Turquia por causa disso, mas sei que o genocídio, assim como o holocausto e outras barbaridades, não podem ser esquecidos. No entanto, alimentar sentimentos de revanche e vingança parece ser um erro. Conheço judeus que odeiam a Alemanha até hoje, e não há fundamento para isso.

Recebi também alguns emails falando que Dilma Roussef, presa e torturada no período da ditadura militar, deve lutar para que sejam investigados e punidos os responsáveis pela tortura nos anos 60 e 70. Alguém que participou daqueles momentos de tortura mereceria mesmo que "lhe arrancassem os olhos" (para usar as palavras da Bíblia). Ainda assim, não acho que isso iria curar nenhuma das feridas abertas, mas, o que é pior, criar novas.

sábado, 13 de novembro de 2010

Que tipo de monstro?

Os colegas do Educaforum estão sempre cheios de denúncias a fazer, seja com relação a esquemas de corrupção em escolas (como no caso de Araraquara), seja com relação à conduta de certos "educadores".

Recentemente, publicaram alguns vídeos a respeito. Um coordenador resolveu revistar crianças de onze anos, tirando a roupa delas, já que um cartão de uma professora havia sumido, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. O vídeo a seguir é sobre uma outra história, de uma professora que teria feito um menino de oito anos engolir papel, em Joinville, Santa Catarina.



O pessoal do Educaforum faz críticas aos educadores brasileiros, que, em grande parte, e por uma série de motivos, são incompetentes, corruptos e preguiçosos. Temos que encontrar mecanismos para premiar os bons profissionais da educação e afastar os maus.

"Não é por ser pobre ou de família analfabeta que a criança brasileira não se alfabetiza, é porque a escola é incompetente, é porque o professor não percebe ou não admite sua ignorância, não busca se aprimorar e às vezes até despreza o colega bem sucedido."

Por outro lado, muito se fala sobre as péssimas condições de trabalho dos professores, os salários ruins, a desvalorização, e também sobre o ambiente de violência que se instaura em certas escolas. Fala-se sobre professores agredidos por alunos, e fala-se muito também sobre o "bullying".

Tudo isso é constante nas escolas públicas, mas só pode ser revertido com a valorização do bom profissional da educação . Aquele que é comprometido, responsável e que busca aprimorar-se. O vídeo a seguir é um exemplo de superação. Fala sobre "bullying" e violência escolar, e deveria ser divulgado no mundo todo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Do Rio da Prata

Como colocamos um "post" em homenagem aos 70 anos de Pelé, completados em outubro, um outro grande craque merece também uma citação, pois recentemente completou 50 anos: Maradona. Se Pelé foi o mais importante futebolista de todos, Diego foi seu principal sucessor no que diz respeito a popularidade e fascínio despertado nas pessoas. As funções em campo eram um pouco diferentes e o estilo de jogo também. No entanto, até hoje, de vez em quando, surge a discussão: qual dos dois foi melhor? Difícil de analisar.

Já que lembramos disso, vale mencionar também que uma das notícias que chocou o Mundo nos últimos dias foi a morte de ex-presidente argentino Nestor Kirchner. Mais recente expoente do peronismo e favorito para vencer as próximas eleições, Kirchner deixará uma espécie de vazio político no pais.

Som de tango, e imagens da Argentina.