sábado, 13 de novembro de 2010

Que tipo de monstro?

Os colegas do Educaforum estão sempre cheios de denúncias a fazer, seja com relação a esquemas de corrupção em escolas (como no caso de Araraquara), seja com relação à conduta de certos "educadores".

Recentemente, publicaram alguns vídeos a respeito. Um coordenador resolveu revistar crianças de onze anos, tirando a roupa delas, já que um cartão de uma professora havia sumido, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. O vídeo a seguir é sobre uma outra história, de uma professora que teria feito um menino de oito anos engolir papel, em Joinville, Santa Catarina.



O pessoal do Educaforum faz críticas aos educadores brasileiros, que, em grande parte, e por uma série de motivos, são incompetentes, corruptos e preguiçosos. Temos que encontrar mecanismos para premiar os bons profissionais da educação e afastar os maus.

"Não é por ser pobre ou de família analfabeta que a criança brasileira não se alfabetiza, é porque a escola é incompetente, é porque o professor não percebe ou não admite sua ignorância, não busca se aprimorar e às vezes até despreza o colega bem sucedido."

Por outro lado, muito se fala sobre as péssimas condições de trabalho dos professores, os salários ruins, a desvalorização, e também sobre o ambiente de violência que se instaura em certas escolas. Fala-se sobre professores agredidos por alunos, e fala-se muito também sobre o "bullying".

Tudo isso é constante nas escolas públicas, mas só pode ser revertido com a valorização do bom profissional da educação . Aquele que é comprometido, responsável e que busca aprimorar-se. O vídeo a seguir é um exemplo de superação. Fala sobre "bullying" e violência escolar, e deveria ser divulgado no mundo todo.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Alê,


Muito bom, muito legal vou divulgar.

Abraços