terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rússia 2018 e Catar 2022

Piada de mau gosto? A escolha das sedes para as próximas Copas do Mundo reflete uma tendência das últimas décadas e parece que a fala de Andrew Jennings, jornalista inglês, como publicamos aqui, faz cada vez mais sentido. Ou alguém acha que o Catar tem melhores condições para sediar um evento desse nível do que a Austrália ou os Estados Unidos? O que se fala é em compra de votos descarada. Suspeita-se que a federação argentina, de Grondona, tenha sido beneficiada com alguns milhões desembolsados pelo próprio "sheik" árabe.

A questão não é apenas relacionada às condições econômicas, mas sobretudo aos problemas sociais que deveriam ser prioridades nesses países onde se resolveu sediar Copas do Mundo. Outra questão a ser levantada é o fato de que a Fifa, de um tempo para cá escolheu lugares onde sabe que o controle do destino do dinheiro público é precário. Pelo menos tem sido assim a partir dessa última Copa. Todo mundo sabe que na Rússia, desde o fim do socialismo, predominam as máfias e organizações ilegais. No Brasil, a corrupção está em todos os níveis.

Falando nisso, se chegou a hora de o Estado tomar uma posição mais forte no combate ao tráfico de drogas - esperamos que isso se mantenha - chegou também a hora de a sociedade como um todo tomar posições mais definidas no combate à corrupção. Isso não é apenas no âmbito do governo ou dos parlamentares, mas nas escolas, hospitais, ongs, empresas...

Nenhum comentário: