sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Por uma nova década

******************************************************
Está começando uma nova década. Esperamos todos que, nesta nova década, as pessoas coloquem em primeiro plano valores como honestidade, fraternidade, lealdade, respeito ao próximo, humildade, sinceridade e, acima de tudo, coragem. Coragem para não aceitar injustiças, corrupção e desrespeitos aos direitos humanos.

Que nesta nova década, o modelo de escola fique distante do modelo da "escola-quartel" ou da "escola-prisão". Que a escola mantenha suas funções conteudísticas, mas que também seja local de libertação e reflexão. Que o professor seja mais valorizado, e que toda a sociedade civil se preocupe em melhorar a qualidade da nossa educação.

Que todos continuem entrando no Educaforum e também que todos leiam esse texto.

Que nesta nova década as crianças assistam a menos TV e joguem mais bola nas ruas e parques.

Que nesta nova década, os novos modelos de família sejam aceitos com respeito à diversidade.

Que na nova década possamos encontrar mecanismos para acabar com o chamado "espetáculo" da mídia.

Que na nova década os pais tomem mais cuidado com a educação de seus filhos e dêem menos importância a seus próprios egos.

Que as pessoas leiam mais livros.

Que na nova década encontremos mecanismos para acabar com a desigualdade social no Brasil. Que haja melhor educação, saúde, segurança, esporte, lazer, cultura, ciência, enfim, qualidade de vida.

Que na nova década acabem as políticas públicas de caráter higienista.

Que na nova década consigamos encontrar meios para diminuir o caos notrânsito e busquemos alternativas com a ajuda de especialistas da área de urbanismo. Que a pesquisa, ciência e tecnologia sejam prioridades, para superarmos décadas de atraso.

Que na nova década as pessoas sejam mais humildes!

Que as pessoas saibam pesquisar, ler, criticar e refletir melhor sobre tudo o que encontram na Internet e TV.

Que na nova década o futebol e os demais esportes estejam mais voltados ao lazer, à saúde e à arte, e deixem de ser instrumentos de corrupção e política. Que continue o campeonato por pontos corridos, e que os brasileiros procurem usar a Copa do Mundo e as Olimpíadas que virão para criar alternativas para superar nossos problemas, como a desigualdade social e a péssima infraestrutura.

Que na nova década as pessoas tenham mais coragem para exigir um comportamento decente dos órgãos públicos, sobretudo do Legislativo e Judiciário.

Que na nova década surjam mais políticas públicas de combate ao tráfico de drogas e crime organizado. Que na nova década diminua o número de pessoas dependentes de cigarro, bebidas e demais drogas. Que a saúde prevaleça.

Que na nova década, diminuam o rancor e a vingança, e a paz predomine.

Que o meio ambiente seja preservado.

Que na nova década, a cultura popular seja respeitada, e o "lixo" cultural seja desprezado.

Que na nova década todos continuem entrando no "pouco de tudo" e no "pequenidades".

Que na nova década, as idéias divulgadas por Patch Adams tenham maior alcance, e que se busque mais harmonia em todos os setores da sociedade.

Que na nova década o terceiro setor aja com maior eficácia e respeito a todos, e não o faça por mero instrumento do capital.

Que na nova década, a música e a arte brasileira de qualidade volte a ser colocada em primeiro plano pela mídia.

Que na nova década, seja mais divulgado o movimento "bright", e que as pessoas se utilizem mais da razão para entender o Mundo.

Enfim, coragem para mudar.
Após três anos de postagens, o blog encerra-se por aqui. Boa Nova Década!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!

Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

Caso haja interesse, entre em contato!


Atenciosamente,
Cristiano
contato@webreside.net