terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Perspectivas para 2008 - futebol

A respeito do futebol brasileiro, não é fácil fazer quaisquer previsões logo nas primeiras semanas do ano, já que o mercado ainda está em aberto, os times estão em pré-temporada, e não se sabe ao certo quais serão os elencos ou até mesmo os treinadores em ação em 2008 em gramados nacionais. Sabe-se apenas que o atual campeão nacional, o São Paulo, deve manter um time competitivo, pois continua na frente da maioria em termos de organização e planejamento. De resto, algo se espera do Internacional de Abel Braga, do Palmeiras de Luxemburgo, do Santos de Leão e do reforçado Fluminense para o ano de 2008. Ainda assim, não vejo um time brasileiro despontar como uma esquadra muito eficiente, ou mesmo uma que encante os torcedores. Ou seja, um palpite: a Libertadores fica com os argentinos de novo nesse ano.

Sobre o futebol europeu, teremos grandes emoções na disputa de alguns campeonatos nacionais, sobretudo o campeonato que mais se desenvolveu nos últimos anos - o Inglês. A disputa pelo título está entre Arsenal, Chelsea e Manchester Utd. À propósito, o futebol que o Manchester está mostrando neste ano supera até o time montado no final dos anos 90, que venceu vários títulos ingleses, além de uma Champions League. Pudera! Veja a escalação do time-base atual: Van Der Sar, O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson, C. Ronaldo e Giggs; Rooney e Tevez. E ainda conta com Scholes contundido. Um time de encher os olhos, como nesse fim-de-semana com a vitória contra o Newcastle por 6 a 0. Outro time que deu gosto de ver jogar nesse fim-de-semana foi o Milan, que bateu o Napoli por 5 a 2. Um dos maiores trunfos do rubro-negro é o sólido e entrosado meio-campo, com Pirlo, Gattuso e Seedorf. Mas ainda conta com os brasileiros Kaká, Ronaldo e Pato, que em sua estréia já fez um golaço. A Internazionale deve ser a campeã italiana novamente, mas o campeonato mais importante da temporada é a Champions League, e algo me diz que o Milan é mais uma vez favorito para conquistá-lo, ao lado dos comandados de Alex Ferguson.



De qualquer maneira, as atenções logo estarão voltadas para o grande evento do Futebol Internacional em 2008: a Eurocopa na Áustria e Suíça. É um campeonato mais difícil de se ganhar do que uma Copa do Mundo, já que todos os adversários são de alto nível. É só olharmos para os grupos: Holanda, Itália, França e Romênia compõem um deles, e apenas dois classificam-se para as quartas-de-final. Realmente difícil de palpitar. Tendo em vista as últimas competições que disputou e o fato de ser um time bem renovado e entrosado, eu apostaria que o título fica com a Alemanha, mas sabemos também da força da Itália e da França. Portugal, Espanha e Holanda outra vez correm por fora. Infelizmente, a Inglaterra (que possui talvez o mais belo futebol europeu da atualidade) não se classificou para o torneio.

Enquanto não chega a Eurocopa, vamos relembrar um jogo histórico. Holanda e Alemanha, semifinal da Eurocopa de 1988.



Nenhum comentário: