terça-feira, 29 de setembro de 2009

Novo ENEM

Será neste fim-de-semana a aplicação da primeira prova do novo ENEM. Ao que tudo indica, apesar do aumento no número de questões, não será uma prova muito diferente do tipo de exame que já vinha sendo feito, e que sempre priorizou o raciocínio e a interpretação. Vamos apenas aguardar para saber se a prova desse ano será ou não mais complexa do que as anteriores.

De qualquer modo, alguns dizem que o fato de o ENEM se destacar cada vez mais como meio de se conseguir uma vaga no Ensino Superior público provocará mudanças nos currículos escolares. Difícil analisar as conseqüências práticas disso. Afinal, em teoria as mudanças são boas, mas na prática, não se sabe ao certo o que pode acontecer (ou não acontecer), como tem ocorrido com relação a outros projetos educacionais. Por exemplo, vejo que, em quase todas as escolas, públicas ou particulares, a implantação de Sociologia e Filosofia como matérias obrigatórias não deu certo, e as perspectivas não são boas.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Alê,

Vamos dar um jeito neste blog. Precisa de uma cara nova...

Pense nisso.

Abraços

Talita Frangione Trega disse...

hahahha... tumtum é um cavalheiro! quer uma consultoria de estilo? tava pensando em sua teoria do Parque dos dinossauros... mas não entendo latim