segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sobre o trânsito

"na medida em que o ser-aí é um ente que eu sou, e imediatamente é determinado como ser-com-os-outros, geralmente e em média não sou eu mesmo meu ser-aí, mas sim os outros; estou com os outros e os outros igualmente com os outros. Ninguém na cotidianidade é ele mesmo." (Martin Heidegger)



Talvez eu venha aqui defender uma opinião extremamente diferente da maioria, mas, enquanto transito pelas ruas da nossa metrópole - de carro, de ônibus ou a pé - há tempos penso sobre os malefícios da película de "insulfilm". Não sei se às vezes exagero, mas chego a pensar que houve uma espécie de "lobby" muito bem feito para que, de uma hora para outra, todas as pessoas (e até hoje encontro raríssimas exceções) resolvessem aderir a esse acessório. Deixando a questão estética em segundo plano, não encontro argumentos que comprovem a necessidade do "insufilm". Afinal, nada garante que pessoas em carros com "insufilm" sejam menos propensas a serem assaltadas. Além do que a diminuição na visibilidade atrapalha demais o trânsito - e não são apenas aqueles que estão dentro do carro "filmado" que são os prejudicados, mas o risco de acidente aumenta para todos, sejam motoristas ou pedestres. Mas é estranho como não adianta discutir certas questões, porque parece que se tornam consenso de uma hora para outra, e não há como mudar.

7 comentários:

Rafael Pereira disse...

ah... o ser é necessário, independe dos outros e o insulfilm deixa o carro bonito!

abraços!!!

Unknown disse...

Também acho o insufilm um acessório dispensável. Ao contrário do que muitos julgam ser o argumento que valide sua existência, o insufilm não proporciona segurança alguma ao motorista e passageiros do carro filmado. Afinal, bandido que é bandido não vai se intimidar por causa de uma película escura na janela de um automóvel, heheh. Hoje em dia, se vc for raparar, o insufilm só tem utilidade para aqueles que fazem besteiras no trânsito e querem esconder suas caras. Ou então, para quem vê nele uma forma de embelezar o carro. Inútil pelo supérfluo, é melhor ficar sem. Além de tudo, economiza-se uma graninha.;)
No mais, parabéns pelo blog! Está muito bacana.

Unknown disse...

Uma correção, apenas: *insulfilm.

Anônimo disse...

O insulfilm, comprovadamente inibe a ação de criminosos de farol, uma vez que eles não sabem se quem está no carro é um cabra armado ou uma mulher aparentemente indefeza.
Além disto, dependendo do tipo instalado, impede que o bandido quebre a janela do carro para roubar bolsas e outros apetrechos localizados dentro do carro, prática esta que tem sido perpetrada regularmente em Sâo Paulo, principalemente contra mulheres sozinhas nos carros.

Mas concordo com uma coisa: não adianta discutir certas questões. PeTista é sempre PeTista. E viva os bandidos!

Orangopapa disse...

Complicado. O Insulfilm por um lado inibe o bandido no fator surpresa. Li numa entrevista com um deles (não, não é o Lula) que eles geralmente só atacam quando é presa fácil, pra não ter dor de cabeça. Nesse caso, uma senhorita sozinha no caso, pode ficar parcialmente protegida. Porém, quando o ladrão quer, ele leva. e num tem insulfilm que pare isso. Uma arma apontada pro vidro e os 600 reais gastos na película anti-vandalismo vão pro espaço. Não, sei. Coloquei no meu carro um pouco para evitar a visão completa da intidmidade do veículo por todos e um pouco por estética (Carro preto, vidro preto). Agora vem o fator gordo: insulfilm dá uma amenizada nesse sol nojento que nos castiga todos os dias. Insulfilm na janela, ar condicionado no talo e metal comendo solto pra me isolar do mundo exterior e é o fim das preocupações... posso passar horas a fio no transito incurável de Sampa assim. Antes que me acusem de ser o problema do transito, só bati o carro manobrando pra cima dum pilar até hoje. E atropelei um cão na estrada. Mas ele mereceu.

Camila Rodrigues disse...

Ah, eu penso que é porque todo mundo quer ser umpouco como astros famosos perguidos pel aimprensa...pessolmente eu acho MUITO FEIO, mas como você mesmo disse, não temos como discutir certas coisas...
Abraços
Ca

felício disse...

cara nao entendi uma coisa.. que que tem a ver o insufilm com o pt? ehehheeh foda