sábado, 19 de setembro de 2009

Para falar sobre.. moda!?



Não entendo nada do assunto. Só sei que ouvia sempre dizer há uns dez, quinze anos, que os adolescentes, no que diz respeito ao modo de se vestir, dividiam-se em dois grandes grupos. Os "playboys", também conhecidos por "mauricinhos", ou simplesmente "boys", de um lado, que usavam roupas de marca e seguiam um estilo mais conservador e "bonitinho". Seu correspondente feminino seriam as "patricinhas", ou "patys". De outro lado, ficavam os mais diversos grupos alternativos, como os "hippies", "punks", "clubbers", "grunges", e destacavam-se também aqueles que faziam um estilo malandro e largado, os chamados "manos".

No geral, as coisas não mudaram muito nos últimos anos. Apareceram os "indies" e os "emos", além dos "otakus". O que se viu, no entanto, foi que muitas dessas tribos hoje perderam um pouco da sua identidade. Sim, porque o que sempre caracterizou esses grupos alternativos foi o fato de não usarem roupas de "grife" e abominarem qualquer tipo de marca, sobretudo as estrangeiras. Pelo menos era a idéia que eu tinha a respeito.

Recentemente, estou notando o contrário, no entanto. Especialmente no que diz respeito às tribos que, em geral, chamamos de "manos". O que vemos são inúmeras marcas de roupa que os vestem. E, ainda por cima, o preço é alto. Hoje, vejo moleques de classe inferior gastando a pouca grana que têm para comprar roupas de marca. Ou então, são moleques de classe média gastando uma fortuna para se vestir como "manos" e "pagar de malandro".

5 comentários:

Unknown disse...

Que bom que voltastes.
Será que é isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camila Rodrigues disse...

É a mais valia?
Acho que pensar que só está belo e bem vestido aquele que gasta todo o seu dinheiro com boas marcas é uma imbecilidade sem tamanho.
Não é verdade que a escolha de "boas marcas" garante que você fique belo e elegante. A Glória Kalil(não sei escrever o nome dela), que é especialista em moda, sempre alerta que o que é preciso é ter "bom gosto e iniciativa" na hora de se vestir... concordo plenamente com ela... se não fosse assim, como explicar o sucesso de locais como a famosa rua 25 de março (que eu nunca visitei, mas em breve vou corrigir isso, onde se pode comprar de tudo em vestimentas e acessórios por preços muito baixos, os mesmos que estão ou estarão nos shoppings (coisa que eu odeio muito) com valor multiplicado por 3 ou mais...
Não entendo muito de moda e pode ser que ue não tenha tanto bom gosto assim, talvez eu seja um pouco colorida demais...mas iniciativa não me falta e eu nunca procurei nada pela marca (tenho mais o que fazer com meus poucos trocados)
Beijocas e desculpe o palavrório
Ca

Talita Frangione Trega disse...

a moda observada em uma lente de aumento não é nada mais do que um espelho da sociedade, pintores usam tela,o povo ainda que incoscientemente usa o corpo como tela de expressão... idéias, desejos, ambições , identidade, grupos a que pertencem, conformismo ou falta dele . As tribos tem prazo de validade sim, assim como o andar frenético das metrópoles e revelam pra onde estamos caminhando , e de que estamos carentes....

felício disse...

parabens brucutu pelo texto magnifico

Anônimo disse...

o que tem a ver a mais valia?