quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Para começar, o ludopédio

A temporada de futebol aqui no Brasil não acompanha o calendário europeu, mas sempre se espera o fim da janela de transferências européias para sabermos quais serão os times-base das equipes que disputam o campeonato nacional, e podermos fazer uma previsão do que vai acontecer. A organização do futebol brasileiro avançou muito nos últimos anos. É só lembrar que dez anos atrás, o calendário nacional era péssimo, havia uma resistência enorme às disputas por pontos corridos, equipes jogavam mais de 80 jogos por ano, e os times grandes, quando eram rebaixados, davam um jeito de se manter na primeira divisão. Ainda falta muito, mas um próximo novo avanço deve ser a adequação ao calendário europeu.

Falemos então da temporada futebolística que se inicia. É sempre interessante acompanhar a temporada que vem logo antes da Copa do Mundo. Os jogadores de todo o planeta estão querendo mostrar serviço para irem à Copa. Embora muitos nem saibam ainda se suas seleções estarão lá.

Impossível não falar do caso desesperador da Seleção Argentina. Afinal, convenhamos, Copa do Mundo sem Itália, Brasil, Alemanha ou Argentina não tem a mesma graça. Ainda acho que os "hermanos" vão conseguir se safar porque devem ganhar do Peru em casa, e pela combinação de resultados talvez cheguem para enfrentar o Uruguai precisando de um empate. Para isso, Maradona não pode inventar na escalação, como tem feito. Contra o Brasil, a zaga argentina foi uma piada.



De qualquer maneira, os amantes de futebol de todo o mundo torcerão pela classificação da Argentina, para termos Messi, Tevez, Zanetti, Verón e Mascherano na Copa de 2010. Não adianta falar que brasileiro tem que torcer contra, porque isso é um mito criado muito recentemente. Mas isso é assunto para outro "post".

2 comentários:

Orangopapa disse...

Concordo que é um mito, mas discordo que devamos torcer pelos hermanos. Um ano vivendo no Chile percebi que não é só brasileiro que não gosta deles... E mais: chilenos tem razão histórica pra não gostar. E querendo ou não peguei simpatia pelos hermanos do único país da Am Latina que não fazemos fronteira (E agora? Será que me lembrei da aulda de geografia direito?). De qualquer maneira, ferro na Argentina. Siempre! Jejejejjee

Camila Rodrigues disse...

Ah, eu não consigo pensar na Argentina fora da Copa... tanto quanto o Brasil.
Gostaria que você voltasse a escrever sobre esse assunto,se fosse possível..
Beijos
Ca