domingo, 25 de outubro de 2009

Descaso

Na mesma semana em que observamos os já freqüentes conflitos nos morros do Rio de Janeiro, a Televisão transmitiu uma Audiência Pública ocorrida na Câmara dos Vereadores de São Paulo. A questão debatida era a respeito das políticas adotadas pela administração municipal com relação aos CEUs, projeto educacional originalmente criado no governo Marta e mantido pelos governos Serra e Kassab. A idéia original dos CEUs era a de criar em algumas regiões da periferia centros de educação que tivessem papel de escolas, e ao mesmo tempo dispusessem de uma infra-estrutura de lazer, recreação e cultura para os educandos, e para a comunidade em geral.

Representantes de diversos CEUs da capital estiveram na Audiência e, no geral, contaram o que já se sabe: faltam recursos e, principalmente, faltam profissionais de qualidade para atenderem à demanda. Por isso, o número de pessoas atendidas é muito pequeno em relação ao que se comportaria inicialmente. Não que se esperasse algo diferente, já que sabemos a dificuldade em se implantar projetos dessa grandiosidade. Muito se criticou inclusive a iniciativa do governo petista de lançar o projeto, pelos obstáculos na manutenção dessas áreas. Por outro lado, falta também uma vontade política em melhorar esse cenário. Vale dizer que o Secretário de Educação não foi à Audiência e mandou em seu lugar uma representante que se mostrou despreparada para responder às questões da população, e o fez inclusive em nítido tom de deboche.

Políticas públicas nas regiões de maior risco social que envolvessem a educação formal, juntamente com lazer, esportes, música, teatro, dança, circo, educação profissional - projetos que fossem de abrangência e qualidade - evitariam (ou pelo menos atenuariam consideravelmente) a necessidade de intervenções como as que vemos no Rio, cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Ou não?

Um comentário:

felício disse...

com certeza mas falta vontade política e exigir tam,bém... abraço