sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Final Copa de 90 - raridade

Não se fazem mais comentaristas de futebol como antigamente - ainda bem.

Recentemente encontrei um vídeo da final da Copa do Mundo de 1990 comentado por Juarez Soares, jornalista esportivo que, na época, estava na equipe da Rede Bandeirantes. Uma raridade que nos leva a diversas análises. Em primeiro lugar, o vídeo nos faz crer que houve uma evolução no jornalismo esportivo brasileiro, já que não há mais espaço para profissionais despreparados e enganadores no ramo. Vale a pena prestar atenção nas palavras do "China" após a partida final: uma "baboseira" só. Por sorte, discursos vazios e "sem pé nem cabeça", como o citado aqui, hoje tornaram-se exceções. Mas não é só a isso que o vídeo nos remete.

Nos próximos dias, serão definidas algumas vagas para a próxima Copa do Mundo. Há uma grande expectativa no mundo do futebol pelo resultado das partidas da Argentina, já que a situação da seleção treinada por Maradona não é nada confortável. Há alguns dias postei dizendo que os amantes do futebol torcerão pelo triunfo da Argentina, já que uma Copa sem Argentina perde muita qualidade. Escrevi também que essa história de que brasileiros e argentinos deveriam se odiar é mito, e criado recentemente. O vídeo a seguir talvez não esgote o assunto por si só, mas ajuda a comprovar essa teoria. Percebe-se nitidamente que a torcida dos brasileiros era pela vitória da Argentina. Assistindo o jogo todo, então, isso fica ainda mais claro. Interessante, já que o Brasil tinha sido eliminado pelo time de Maradona naquela ocasião.

De qualquer modo, a torcida era sempre pela América Latina. Essa era a regra geral. É só assistir a qualquer vídeo antigo de Copa do Mundo ou mesmo de final de Mundial Interclubes que tivesse argentinos em campo. Antes, a crônica esportiva brasileira era pró-argentina. De repente, mudou. Agora, os argentinos viraram nossos rivais - de uma hora para a outra - e todo brasileiro deve odiar argentino. Não se sabe por quê. Não se sabe por qual motivo querem alimentar esses antagonismos. Infelizmente, segue-se cegamente a maioria.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu vou torcer pelo Uruguai. Saí prá lá Argentina!

COPA SEM ARGENTINA. Viva legal!!!!

Rafael Pereira disse...

odiávamos a eurásia? nunca! a eurásia é nossa amiga! morte à lestásia!! com aqueles olhos pequenos, aquelas caras mongóis... hauhauahauah

felício disse...

que bom que o blog voltou
gostei do video mas tem que ter paciencia para assistir ne
puta cara chato esse juarez
abraços