quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos Professores?


Se a educação vai mal, isso ocorre muito por incompetência dos profissionais da educação, seja da área administrativa, seja das salas de aula. Fato. No entanto, como já falamos muitas vezes aqui, sabe-se que a profissão de professor no Brasil foi colocada em segundo plano já há algum tempo. Deveria haver um maior investimento nos salários dos professores, na sua formação técnica e também em seus planos de carreira. Mas chega de reclamar do governo.

Há também uma espécie de consenso geral na sociedade de que "virar professor é sinônimo de burrice ou fracasso". Afinal, se a pessoa teve o direito de escolher, foi burra de escolher uma profissão que não garante bons rendimentos. Ou então, só se vira professor quando se fracassa na profissão de origem, e então tenta-se a sorte na sala de aula. São visões que permanecem. Ainda falta muito para o professor voltar a ter reconhecimento da sociedade. Ou seja, não adianta apenas aumentar salários. O problema é mais complicado. Já me perguntaram muitas vezes: "Ah, você é professor... legal... mas, além disso, você também trabalha?"

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Alexandre,

Essa pergunta cansei de receber. Acho que a questão é essa mesma, que você colocou, falta de salario, investimento e reconhecimento perante a sociedade.

Abraços

Ps: QUE PENA DEU ARGENTINA!!!!eheheh

Camila Rodrigues disse...

Poxa, muito verdadeiro esse post...
Feliz dia dos professores atrasado para nós!
Grande abraço
Ca