quinta-feira, 11 de março de 2010

História e as Copas do Mundo

Nesse ano faremos muitos "posts" relacionados a Copas do Mundo. Já falamos dos prognósticos dentro das quatro linhas - e entraremos novamente nesse assunto, analisando grupo a grupo às vésperas da competição.

Agora aproveitamos para aos raros freqüentadores do blog algo que eles já sabem. Copa do Mundo é também época e motivação para estudar História e Geografia. Hoje é de costume que a maioria das escolas e professores de Ensino Fundamental entrem no assunto para relacionar com as próprias disciplinas. Ainda bem. O problema é que faltam estudos a esse respeito, sobretudo no Brasil, que indique caminhos para relacionar futebol com as disciplinas de ciências humanas, sem cair em vulgarizações.

Então, vai da criatividade do professor. Alguns temas são mais fáceis e explorados, como a Copa de 70 e a Ditadura Militar no Brasil, vide "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias". Com um pouco de esforço dá também para se falar de Guerra Fria usando a Copa de 62, ou então de crise de 29 usando a Copa de 30 ou ainda da queda do Muro de Berlim usando a de 90. Nada dessa história de que só serve para quem gosta de futebol, porque em época de Copa até quem não gosta acaba se interessando.

Nenhum comentário: