sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Festivais Record - Uma Noite em 67



Noite de 21 de outubro de 1967. Momento histórico para a MPB. É a decisão do Terceito Festival de MPB da Record. O momento político do país é de grande tensão. As manifestações culturais e populares de maior alcance aconteciam justamente nesses festivais, e o de 1967 é considerado um dos mais importantes e emocionantes.

Está em cartaz nos cinemas o documentário "Uma Noite em 67", contando a história da final do festival daquele ano. O filme é bom, mas peca por deixar de mencionar alguns fatos, como a resposta do público ao belo frevo interpretado pelo MPB4, que terminou a disputa em sexto lugar. Também dá pouca ênfase a questões políticas que tornavam certas músicas verdadeiros hinos de combate para os jovens.

Há cerca de vinte anos, a Rede Record resolveu passar um vídeo do festival quase que na íntegra, iniciando uma série de programas comemorativos que retransmitiriam um pouco do acervo antigo que foi preservado. Grande parte das filmagens da década de 60 e 70 já se perdeu, talvez pela negligência de alguns funcionários. Ainda assim, há muita coisa interessante que deveria ser compartilhada com o público. Algo pode ser encontrado no "Youtube", mas a Record bem que poderia disponibilizar essas raridades, como a que encontramos abaixo.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Professor,

Assisti a tudo isso ao vivo, uma das vantagens de ser velhinho. Pena que não se fazem programas como antigamente, a TV é hoje uma caixa de bobos. Tudo é pasteurizado.

Abraços