É novidade em São Paulo a idéia de se recompensar os profissionais da educação pública e também algumas escolas com base em testes de desempenhos de estudantes, como o Saresp.
Isso veio de um modelo norte-americano que se baseia na idéia de "accountability" e "choice", adotados por escolas estadunidenses há duas décadas.
Acontece que o modelo já está sendo superado, após muitas críticas de teóricos da educação, inclusive de alguns que chegaram a apoiar inicialmente a proposta.
É o caso de Diane Ravitch, professora do Departamento de Educação da Universidade de Nova York. Seu livro, The death and life of the great american school system, critica o modelo que está agora começando a ser aplicado no Brasil. O argumento é que, além de essas novidades não terem tido efeito real quanto à qualidade da educação, percebeu-se que incentivos e sanções não são a melhor maneira de melhorar a educação.
Em suma, estamos começando a colocar em prática mais um modelo ultrapassado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pois é, e a coisa vai continar a ser implantada, de qualquer forma...
Beijo
Alê
Postar um comentário