segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Skate na cidade

Nessa semana, três notícias envolvendo "skate". Para começar, a vitória do catarinense Pedro Barros, de 15 anos de idade, numa das modalidades do X-Games de Los Angeles, uma espécie de olimpíada de esportes radicais, desbancando grandes nomes desse esporte.

Nessas últimas semanas, surgiu uma informação a respeito de um projeto de lei de autoria do vereador Adolfo Quintas que visa a uma proibição do uso de skates nas calçadas da cidade. A multa seria no valor de 95 reais. Ao que tudo indica, esse projeto não vai adiante, até porque gerou um intenso debate e mobilização dos skatistas, inclusive da Confederação Brasileira de Skate. Preocupado com a repercussão negativa, o vereador recuou e a proposta talvez seja arquivada. O debate veio à tona também porque a administração do Parque da Independência, no Ipiranga, resolveu por em prática uma lei de 1988, da época de Jânio Quadros, que vetava skates e bicicletas no parque. Interessante notar que a prática do esporte no local é comum há anos e somente agora a lei foi "descoberta". Já existe uma proposta do vereador Dalton Silvano para acabar com a proibição e regulamentar a prática do esporte. O que se faz necessária é a criação de maior número de centros de lazer e convivência, com segurança e regulamentação adequadas, que abriguem os jovens skatistas.

Para os que são a favor da liberalização do skate ou demais interessados nessa manifestação cultural, está acontecendo também uma exposição gratuita de fotografias e vídeos no Espaço Matilha Cultural em São Paulo. São produções de artistas que exploram os skatistas e sua intervenção na metrópole.



Um comentário:

Unknown disse...

Boa Alê, grande postagem, os skatistas merecem um lugar. Chega de proibições absurdas, esse tempo já passou.

Abraços