sábado, 16 de outubro de 2010

Chile

Nesse ano, foram veiculadas para todo o Mundo notícias relacionadas ao Chile. No começo do ano, houve um terrível terremoto que atingiu o centro-sul do país. Mais recentemente, as atenções estavam voltadas para o resgate histórico aos 33 mineiros que ficaram mais de dois meses soterrados em uma mina de cobre.

O Chile é um país latino-americano que já passou por grandes desastres naturais, mas também por muitos problemas políticos. Em 1970, Allende sobe ao poder como talvez uma das primeiras tentativas de experiência socialista por via democrática. Em 1973, vem o golpe de Estado promovido por setores conservadores. O Chile entra em uma ditadura sangrenta, sob domínio do general Pinochet.

Victor Jara, compositor, foi uma das primeiras vítimas da ditadura chilena. Ele foi torturado e morto brutalmente dias após o golpe, num ginásio de esportes que hoje recebe seu nome. Sua história é conhecida no mundo todo, mas parece que no Brasil não teve tanta repercussão. Será que por estarmos vivendo uma ditadura semelhante, à época?




Nenhum comentário: