sábado, 30 de outubro de 2010

Eleições presidenciais

A eleição de 1989, a primeira presidencial desde 1960, foi também a única da História do Brasil em que o segundo turno foi uma disputa entre direita e esquerda, nas acepções clássicas dos termos. Já falamos dela aqui. No segundo turno, a direita mobilizou-se em favor de Collor. Do lado de Lula ficaram outros partidos de esquerda - o PDT de Brizola e o PSDB de Mario Covas.

No entanto, para chegar ao poder, o PSDB resolveu aproximar-se da direita, e até hoje mantém uma aliança com um dos partidos mais conservadores do país, o DEM, antigo PFL. Assim, Fernando Henrique venceu as eleições de 94 e 98. O PT, após três derrotas, para conseguir chegar ao poder, buscou também alianças com partidos de direita, como o PL, hoje PR. Assim, Lula venceu em 2002 e 2006.

Sobre FHC e Lula, colocamos aqui há dois anos um texto que continua atual de uma jornalista da Folha.



Dilma e Serra fizeram um segundo turno com poucas novidades. A grande preocupação parece ser a comparação entre os oito anos de governo tucano e os oito anos de governo petista. Não sabemos se isso é o que deve determinar o voto, mas, caso seja, é inegável que economicamente o Brasil teve um desempenho muito melhor no governo Lula. A inflação manteve-se estável, as taxas de juros baixaram, o PIB cresceu, o dólar baixou e o salário mínimo teve aumento real. Indiscutível. Se alguém duvida da popularidade de Lula, não se podem desconsiderar esses números.

O que se pode discutir é se o país avançou suficientemente em outras questões importantes: meio-ambiente, infraestrutura, ciência e tecnologia, combate ao crime organizado, combate à corrupção, entre outros. Algumas dessas questões são mais difíceis de serem avaliadas que a economia, ou então demandam maior tempo e vontade política. Infelizmente, nenhum dos dois candidatos conseguiu convencer satisfatoriamente a respeito de suas propostas nessas áreas, até porque os planos de governo tornaram-se muito semelhantes.

Supõe-se que seja eleita a candidata da situação, apesar de seu desempenho ter sido pífio na campanha, já que alguém que representa um governo que tem oitenta por cento de aprovação tinha obrigação de ganhar no primeiro turno. Com Serra ou com Dilma, alguém se habilita a prever o futuro?

Nenhum comentário: