domingo, 10 de outubro de 2010

Lennon e Pelé

Antes de voltarmos a falar da eleição, vamos lembrar que nesse mês de outubro comemoram-se 70 anos de idade de dois dos maiores personagens do esporte e da música no século XX. O futebolista brasileiro Pelé faz anos no dia 23 de outubro e John Lennon, compositor inglês, morto em 1980, teria feito 70 no último dia 09.

Sobre Pelé, podemos dizer que, segundo consta, teria sido o maior goleador da história do futebol, com mais de 1200 gols em aproximadamente 20 anos de carreira. Além disso, venceu três vezes o mais importante campeonato de futebol, a Copa do Mundo. Grande parte das pessoas que viu Pelé jogar não consegue imaginar que alguém possa superá-lo, já que ele era praticamente perfeito em todos os fundamentos do esporte.

Alguns discordam. Alguns brasileiros mais antigos afirmam que Leônidas foi melhor. Os argentinos mais velhos afirmam que o maior de todos foi Di Stéfano e os mais novos garantindo que o melhor mesmo foi Maradona. A discussão não deixa de ser interessante. Afinal, qual brasileiro viu Di Stefano jogar na Argentina dos anos 40? Quantos brasileiros acompanharam Maradona durante toda a carreira, e não só pela TV na época de Copa do Mundo? O que dizer de outros craques espetaculares, como Beckenbauer, Cruyff, Puskas, Best, Charlton, Zico, Zidane, entre tantos outros?

Ainda assim, se é quase impossível dizer quem foi o melhor, a questão é que Pelé foi um "divisor de águas" entre o futebol praticado nos anos 50/60 e o futebol moderno. Talvez o mérito não seja especificamente dele, mas a evolução do futebol dá um salto muito grande assim que Pelé aparece para o Mundo. Seja por aspectos táticos, físicos, ou, especialmente, por questões culturais. Pelé ficou conhecido no mundo tudo. A expansão universal do futebol teve participação significativa do "rei". Essa talvez seja a grande diferença entre ele e os demais craques.

Sobre John Lennon, vão alguns vídeos:



Um comentário:

Unknown disse...

Oi Alê,

John Lennon foi maravilhoso, um grande artista. Nos meus blogs também faço homenagem a ele.

Sobre Pelé nem dizer, me levou a torcer pelo SANTOS...