segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Il Barbiere di Siviglia

Nada melhor que terminar o ano assistindo a um trecho da famosa ópera de Rossini, "Il Barbiere di Siviglia". Na gravação de 1946, Tito Gobbi e Ferrucio Tagliavini representam Fígaro e o Conde de Almaviva.



Gioachino Rossini nasceu em Pesaro em 1792 e faleceu em Paris no ano de 1868. Escreveu sua primeira ópera com quatorze anos, e aos 21 já havia escrito dez. Sua última ópera (Guilherme Tell) foi escrita quando o compositor tinha 37 anos. Depois, passou o restante de sua vida dedicando-se mais a outras atividades, como a culinária, que era outra de suas grandes paixões. Foi o primeiro compositor do gênero a escrever ópera sem recitativos, de modo a criar um fluxo ininterrupto de música. O Barbeiro de Sevilha ("Il Barbiere di Siviglia"), se não é sua obra-prima, é com certeza a mais conhecida e executada nos teatros de todo o mundo. Dizem que Rossini levou apenas 13 dias em 1816 para escrevê-la.

Tito Gobbi nasceu em Bassano del Grappa em 1913 e faleceu em Roma em 1984. Foi um dos mais importantes barítonos de toda a história da música italiana. Além de grande cantor, foi também célebre pelas suas performances como ator. Além do Fígaro de Rossini, outros papéis em que se destacava eram o de Scarpia na Tosca de Puccini e o de Iago no Otello de Verdi.

Ferruccio Tagliavini nasceu em Cavazzoli em 1913 e faleceu em Reggio Emilia em 1995. Foi um célebre tenor italiano, contemporâneo de Beniamino Gigli e Tito Schipa. Dotado de uma voz suave porém marcante, um de seus principais papéis foi o Conde de Almaviva de Rossini, além do Rodolfo na Bohème de Puccini.

Nenhum comentário: