quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aziz e Copenhague

Após um tempinho sem postar, voltamos para falar do assunto do momento - a conferência da Cúpula do Clima na Dinamarca. O objetivo central da conferência é reduzir as taxas de emissão de Gás Carbônico. No entanto, há muitas opiniões divergentes sobre as motivações e conseqüências futuras vindas dessa reunião.

Uma opinião no mínimo interessante e que certamente provocará discussões é a do geógrafo Aziz Ab'Saber, autoridade no assunto aqui no Brasil. Para o professor Ab'Saber, embora não se tenha como negar que a temperatura média aumentou, alguns cientistas não levam em conta os efeitos das ilhas de calor das cidades e culpam a emissão de gases, o que talvez não tenha produzido tamanho efeito.

Além disso, as conseqüências do aquecimento limitam-se ao aumento do degelo e do nível do mar, e não afetariam as florestas tropicais, como se diz atualmente. Por fim, segundo o professor, há que se considerar o histórico das mudanças climáticas no planeta em uma escala maior, tendo em vista que há em curso um aquecimento progressivo que já se estende por cerca de 12 mil anos independentemente da ação antrópica.



Com certeza, é uma opinião a ser discutida e levada em conta, apesar de sabermos da necessidade de uma ação conjunta e discussão ampla que procure amenizar os efeitos desastrosos da ação antrópica sobre o meio-ambiente.

3 comentários:

Unknown disse...

Este assunto tem vários aspectos a serem estudados e discutidos. Vi recentemente uma entrevista de um cientista brasileiro q não lembro o nome, que afirmava que o planeta está na verdade resfriando, que as temperaturas no oceano Pacífico estão diminuindo. Temperaturas sobem e descem em ciclos periódicos originando o El Niño por ex.

Unknown disse...

Cont...
querem diminuir a emissão de CO2, mas devemos lembrar que este gás é o alimento das plantas que fazem a fotossíntese, e sem CO2 diminuiríamos a oferta de alimentos. Devemos sim lutar pela diminuição dos metais pesados existentes nos combustíveis, como chumbo por ex.
Na verdade, o interesse seria dos países ricos e desenvolvidos que não tem mais para onde crescer, que querem impedir o crescimento de países como China e Brasil, mais uma vez o interesse é econômico e não ecológico.
Enfim...temos que pensar em vários aspectos, mas enquanto isso continuo preservando meu planeta com atitudes várias como reciclagem e economia de água.

Anônimo disse...

Aqui existem alguns vídeos que colocam em pauta vários itens relacionados ao clima.

http://wms.emm.usp.br:7070/iri/seminarios/iri_19abr2007_multi.wmv

http://www.iri.usp.br/seminarios.php


http://wms.emm.usp.br:7070/iri/seminarios/iri-14jun2007_001.wmv