segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mundial Interclubes

Assunto recorrente nas conversas sobre futebol é o chamado Mundial Interclubes. Nesse sábado, Barcelona e Estudiantes se enfrentaram pos mais uma edição do torneio, que já teve várias "caras".

Primeiramente, criou-se uma disputa entre o vencedor do torneio mais importante da Europa (a Copa dos Campeões, hoje chamada de Liga dos Campeões) e o vencedor do torneio mais importante da América do Sul (a Libertadores da América). De 1960 a 1979, essa disputa ocorria em jogos de ida e volta, às vezes com a necessidade de um jogo desempate. Acontece que em meados da década de 70 alguns clubes europeus abriram mão da disputa, por não a considerarem vantajosa.

A partir de 1980, alterou-se o formato. A partida seria em jogo único em um campo neutro no Japão, com o patrocínio da empresa de automóveis Toyota. Muitas pessoas, no entanto, não davam o crédito que o torneio merecia, por ele não ser organizado pela FIFA. Assim, a federação resolveu promover um novo formato em 2000, no Brasil, mas que não teve continuidade; e o torneio da Toyota permaneceu sendo considerado o verdadeiro Mundial. Em 2005, a FIFA resolveu se adaptar ao torneio que já existia e passou a fazer um torneio na mesma época do ano, só que incorporando os vencedores dos demais continentes à disputa. Foi uma boa solução, e hoje o Mundial de Clubes, em um formato parecido com a Copa das Confederações de seleções, tem o seu crédito. Interessante notar que até agora nenhuma equipe de outro continente chegou à final. Outro fato que chama atenção é que o favorito sempre vem da Europa, especialmente depois dos anos 90. Sendo assim, de um tempo para cá é lei: o time sul-americano nunca joga de igual para igual, e tenta vencer nos pênaltis (como em 2003), ou em algum lance isolado (como em 2005 e 2006)


O vídeo a seguir é uma raridade. Porto e Peñarol se enfrentaram em 1987, debaixo de neve. Era uma época em que se acordava de madrugada aqui no Brasil para assistir ao jogo mais importante do ano.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Querido,

Quanto tempo. Tem um oi prá você no meu blog. Passe lá.

Abraços