Faltam quatro meses para a próxima Copa e já podemos dizer que o Brasil é tão favorito quanto a Itália. O que significa isso? Quer dizer que entrará em campo com o favoritismo de sempre, como a Itália. Quer dizer que briga pelo título, como a Itália. Quer dizer também que tem um elenco limitado, como a Itália.
Elencos com cara de verdadeiros campeões temos Espanha, Inglaterra e Alemanha. Os três grandes favoritos no papel, equilibrados da defesa ao ataque. É certo que a Argentina entraria nessa lista também, mas Maradona continua uma incógnita. França e Holanda, juntamente com Brasil e Itália, correm por fora.
Com relação ao Brasil, a situação é muito interessante. É sintomático o fato de os quatro atacantes convocados para a última Copa terem voltado para jogar no futebol brasileiro. Ronaldo está em fim de carreira, então tudo bem. Mas Fred, Adriano e Robinho deveriam estar no auge.
O caso de Robinho é o que mais chamou a atenção. Cotado há alguns anos para ser o melhor do mundo, sua passagem pelo futebol inglês foi decepcionante. Na verdade, decepcionante foi só para os que não acompanham o futebol europeu. Alguém já se deu conta de que jogador brasileiro, salvo raras exceções, não dá certo na Inglaterra? Robinho ia demorar muito para se adaptar, daí resolveu desistir logo, com medo de ficar de fora da Copa. É porque falta disciplina tática para muitos de nossos jogadores, assim como falta conhecimento teórico para nossos treinadores. Puro palpite: se não houver uma atualização por parte dos treinadores nacionais, é possível que o futebol nacional em alguns anos deixe de ser um dos mais fortes para ser mero coadjuvante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
olha, eu acho que o Brasil tem time e tudo para ser campeão sim, com robinho sem robinho o brasil é o melhor, mas eu não acho o robinho tudo isso não
Postar um comentário