quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Profissão rejeitada

Neste mês a revista Nova Escola publicou uma pesquisa a respeito do perfil daqueles que escolhem trabalhar na área da educação, levando em consideração também os motivos que fazem com que a maioria se afaste da docência. Descobriu-se que apenas 2% dos alunos de Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações relacionadas à atuação em sala de aula. Outra questão preocupante não diz respeito apenas à pequena quantidade de pessoas que escolhem essa carreira, mas também à sua formação básica. Apenas 13% dos entrevistados que escolheram a área da educação estudaram em escolas particulares na formação básica, o que permitiria supor que a qualidade do aluno que ingressa em pedagogia ou licenciaturas seria inferior.

O que preocupa mais são os motivos que afastam os bons alunos da profissão docente. Para quem esperava que o grande problema apresentado fossem somente os baixos salários, descobriu-se também que pesam fatores como a desvalorização da sociedade em geral com relação à profissão. Ou seja, como já foi dito aqui antes, não é apenas uma questão política, mas sobretudo social.

Um comentário:

Unknown disse...

É Alê, estamos em estinção. Creio que uma coisa leva a outra os baixos salarios leva a a desvalorização por parte da sociedade. A sociedade num geral está mais burra, não acredita em cultura, apenas na força da GRANA, prá comprar na Daslu e assistir o Chitãozinho e Chororó.

Abraços