sexta-feira, 11 de junho de 2010

Perspectivas Copa 2010

Agora faltam poucas horas para o início do Mundial. Então, é o momento de se preencher o famoso "bolão" e de fazer as previsões e uma breve análise de todas as 32 equipes.

Primeiramente, os favoritos.
  • BRASIL:  Favorito pela tradição e pelo retrospecto recente (campeão da Copa América e Copa das Confederações, além de bons resultados em amistosos). No papel, a equipe não convence muito, pois faltam jogadores de talento, sobretudo no meio-campo. Outro problema é que pegou uma chave difícil, e pode se complicar por isso.
  • ESPANHA: Desde 1962 não é tão favorita quanto agora. Tem o melhor time, em todos os setores. Atual campeã européia. Não dá para desprezar um meio-campo que tem Fábregas, Xavi e Iniesta. Nem um ataque com Torres e Villa.
  • INGLATERRA: Perdeu por contusão seu principal defensor, Rio Ferdinand, e um dos seus maiores astros, David Beckham. Mas ainda assim, é muito forte: Gerrard, Lampard, Joe Cole, Lennon, Terry e, especialmente, Rooney. Ao que tudo indica, o técnico italiano Capello conseguiu entrosar esses craques, nesta que pode ser a última chance dessa geração.
  • ARGENTINA: Também sempre favorita pela tradição. Impressiona pelo poderio do seu ataque: Messi, Tevez, Higuain, Milito e Agüero. De resto, o técnico Maradona parece que ainda não encontrou a melhor formação na defesa, o que pode atrapalhar. Está em um grupo aparentemente fácil.
  • ALEMANHA: Talvez o melhor time da última Copa. O problema é que, por uma série de motivos, não manteve a base do Mundial anterior, e agora está com problemas para montar uma equipe entrosada. Talvez a equipe fique pronta apenas durante o torneio. A vantagem é que tem uma série de jogadores jovens habilidosos que podem surgir para o Mundo agora e levar longe a Alemanha: Kroos, Marin, Müller, Kiessling e Ozil.
  • HOLANDA: Time muito forte, sobretudo na parte ofensiva. Alguns jogadores holandeses fizeram excelente temporada, como Sneijder e Robben. A condição física desse último é o que preocupa. Time veloz e técnico. Pode pegar o Brasil nas quartas e tem chances de avançar. Fez ótimas Eliminatórias e amistosos de preparação.
Sinceramente, não conseguimos imaginar que o campeão mundial de 2010 seja outra equipe além destas seis. Isto porque a França tem demonstrado um futebol muito fraco, em relação a outras épocas - salvo pela habilidade de Ribery. A Itália tem um bom treinador mas não conseguiu ainda a renovação desejada, e também não tem time definido para a Copa. Parece que os últimos finalistas não conseguirão obter êxito em 2010. No entanto, em um torneio curto, podem surpreender, até por serem seleções de grande tradição.

Quanto às demais seleções européias, destaque para Portugal, que já não tem o mesmo time de alguns anos, mas tem a categoria de jogadores como C.Ronaldo e Deco. Talvez seja pouco para ir muito longe. Já a Dinamarca tem uma equipe envelhecida na frente (Rommedahl, Jorgensen, Gronkjaer), logo não assusta muito. Sua defesa é mais jovem e forte, o que pode fazê-la disputar a segunda vaga de seu grupo. A Suíça e a Grécia somente chegaram longe porque pegaram um grupo fraco nas Eliminatórias. Apesar da tradição suíça em jogar fechada (o famoso "ferrolho"), não se sabe se conseguirá segurar o ataque de seus adversários da primeira fase. A Grécia tem como vantagem o fato de ter uma equipe entrosada e com jogadores que finalizam bem de longe. Destaque também para as seleções do Leste Europeu, que sempre fazem boas campanhas. Sérvia e Eslováquia tem time para irem longe. A Sérvia é dona de boa defesa e a Eslováquia tem jogadores habilidosos no meio, como Hamsik. A seleção européia mais fraca seria a Eslovênia, que conseguiu a façanha de eliminar a poderosa Rússia de Arshavin, por meio de um bom desempenho defensivo.

Nas Américas, destaque maior para México e Chile. Ambas as equipes são muito entrosadas e tem jogadores jovens e habilidosos. No México, a seleção que está há mais tempo concentrada para a Copa, se encontram alguns dos candidatos a revelação da Copa, como Vela e Giovanni. No Chile, Mark Gonzalez e Matias Fernandez são alguns dos destaques, além do já conhecido Valdivia. Uruguai e Paraguai são outras seleções que também estão se preparando muito, e que devem dar trabalho. No caso do Uruguai, alguns valores individuais sobressaem, como Forlán e Suárez. Os Estados Unidos são apontados como favoritos a segundo colocado no grupo da Inglaterra, fruto da boa campanha na Copa das Confederações e do bom entrosamento do elenco. Honduras seria o time americano mais fraco, e será surpresa se pontuar.

As equipes africanas esperam fazer boa campanha, nesta que é a primeira Copa na África. Costa do Marfim é a seleção mais forte, pelo menos no papel, já que tem jogadores em grandes clubes europeus. Pode passar de fase. Gana perdeu seu principal jogador, Essien. Camarões, a seleção de Eto'o e a Nigéria de Martins se equiparam à equipe de Gana em termos de qualidade. Dessas, a que teria mais chance de chegar às oitavas é a Nigéria, por ter caído num grupo mais fácil. Mas todas as três são boas representantes do futebol africano, de muita força e velocidade. Argélia e África do Sul não devem, a princípio, fazer boas campanhas, já que os seus elencos são muito limitados. Mas a equipe da casa está se preparando para não dar vexame, e tem um técnico campeão mundial, Parreira.

Os três asiáticos - Coréia do Sul, Japão e Coréia do Norte - vão para a Copa sem muitas expectativas. Já tiveram equipes melhores e mais competitivas e torcem para conseguirem uma vaga se aproveitando de falhas dos adversários. Quanto à Austrália, é uma seleção muito envelhecida, mas de grande entrosamento. Por fim, a Nova Zelândia talvez seja a seleção mais fraca, tendo em vista o que mostrou na Copa das Confederações.

Dando uma analisada breve nas equipes, resta agora esperar pelo começo do grande evento esportivo. Assim que terminar a primeira rodada, escreveremos aqui novos comentários.

Nenhum comentário: