terça-feira, 22 de junho de 2010

Segunda Rodada

A segunda rodada foi bem melhor que a primeira. Destaque para os cinco sul-americanos!

Grupo A:  Uruguai e México fizeram ótimas partidas e largaram na frente na disputa da vaga desse que parece ser o grupo mais equilibrado. O Uruguai resolveu apostar em uma formação mais ofensiva, com quatro defensores e três atacantes, com Forlán servindo de ponta-de-lança. Funcionou bem, e a vitória da celeste foi mais do que merecida. Já a França decepcionou mais uma vez. É estranho. O futebol francês sofre de uma safra ruim, mas parece que Domenech insiste em escalar um time mais fraco do que poderia. O México manteve o esquema do jogo contra a África mas só criou mais oportunidades quando mudou os homens de frente.

Grupo B:  A Argentina fez outra ótima partida, dessa vez contra a fraca Coréia. Sem Verón parece que o time tem mais velocidade na saída de bola e na marcação. Está praticamente garantida nas oitavas, e praticando talvez o melhor futebol da Copa. Já a Grécia conseguiu um feito histórico ao vencer seu primeiro jogo em Copas do Mundo. Tudo graças à bobagem do volante africano Kaita, que foi expulso tolamente. O goleiro nigeriano também falhou em um lance de gol, mas ainda assim é um dos melhores do mundial. A Nigéria, aliás, ainda tem boas chances de se classificar na última rodada. Basta vencer a Coréia e torcer por uma óbvia vitória argentina contra os helênicos, que não devem ter condições de avançar.

Grupo C:  Esse grupo é o que traz maiores surpresas. A Eslovênia quase garantiu a vaga numa ótima disputa com os Estados Unidos. Ambas as equipes são arrumadas no meio-campo e têm bom toque de bola. Problemas para uma das maiores favoritas, a Inglaterra. A equipe inglesa ainda não se encontrou na competição e não conseguiu vencer a fechada Argélia. Vai precisar de uma vitória na última rodada e certamente terá dificuldade. Não se sabe se o problema dos ingleses é somente físico, ou também emocional, agravado pela falha do goleiro Green, mas não é a primeira vez que essa mesma geração, comandada por Lampard e Gerrard, decepciona (ao menos até agora) em uma Copa do Mundo.

Grupo D:  A Sérvia recuperou-se muito bem do desastre da partida de estréia. O treinador trocou os jogadores inócuos da primeira partida e os sérvios conseguiram tocar melhor a bola. A Alemanha não jogou mal, mas não conseguiu criar muitas oportunidades frente à forte linha de quatro da defesa sérvia. A expulsão de Klose e o pênalti perdido por Podolski também atrapalharam e podem complicar a vida dos germânicos na Copa. A questão é que o time de Gana decepcionou mais uma vez, embora continue invicto na competição. Os ganeses se aproveitaram da marcação de um pênalti duvidoso contra a Austrália, que jogou uma boa partida, e que tinha um meio-campo mais arrumado. Apesar de o time africano ter jogado quase que o jogo todo com um homem a mais, ficou segurando o empate. Sendo assim, os alemães devem se classificar contra Gana, e talvez a outra vaga fique para a Sérvia. Ao menos seria o mais justo.

Grupo E:  A Holanda continua bem na Copa. Chegou a ter oitenta por cento de posse de bola contra os japoneses, mas tinham dificuldade de vencer a barreira nipônica. Só conseguiu no segundo tempo, com chute de fora de Sneijder, uma ótima arma para o time laranja. O Japão vai para o último jogo tentar a vaga contra a Dinamarca, que, na melhor partida da Copa até aqui, derrotou a seleção de Camarões. Foi um grande jogo, até porque os camaroneses entraram com uma formação de mais qualidade técnica, e enfrentaram uma Dinamarca bastante ofensiva. Ambas as equipes mereceram ir mais longe na Copa, mas os africanos já estão fora da Copa após a derrota por 2 a 1, após uma partida de muitas alternativas.

Grupo F:  Um grupo muito complicado. A Nova Zelândia continua surpreendendo e conseguiu segurar a ainda pouco criativa Itália. Aliás, Lippi deveria entrar com Pazzini ou Di Natale desde o começo para abrir mais o jogo pelas pontas, talvez a única alternativa para uma equipe que ainda ressente muito a falta de Pirlo. Por fim, destaque para a boa partida do Paraguai que, sem ser brilhante tecnicamente, está fazendo uma boa Copa e venceu os eslovacos. A Eslováquia ainda tem chances, mas seus dois jogadores de qualidade no meio-campo não se entenderam ainda: Hamsik e Weiss.

Grupo G: O Brasil fez uma ótima partida contra o time de Drogba. O jogo, que garantiu a classificação ao time de Dunga foi marcado por muitas jogadas violentas e erros de arbitragem. Luis Fabiano fez dois golaços, mas um deles foi irregular, por ter dominado com o braço. Já Portugal também está quase garantido após se aproveitar das falhas da defesa norte-coreana e fazer a maior goleada da Copa: 7 a 0.

Grupo H: A Espanha se recuperou bem da derrota na estréia e venceu por 2 a 0, embora perdesse muitas outras chances de golear. Honduras está praticamente fora. Chile e Suíça fizeram uma partida empolgante de ataque contra defesa. Os chilenos mostraram novamente um futebol ofensivo muito bonito e conseguiram furar o bloqueio forte dos suíços. Infelizmente não se sabe se as duas seleções de maior qualidade técnica do grupo irão passar para as oitavas, já que a Suíça ainda tem grandes chances de classificar, pois pega Honduras no último jogo.

Nenhum comentário: