terça-feira, 4 de março de 2008

Quando começa a vida?'

Antes de falarmos da tensão Colômbia-Venezuela-Equador, vamos lembrar que nesta semana o STF fará um julgamento histórico a respeito da validade das pesquisas com células-tronco no Brasil.

Argumentos científicos e religiosos estão sendo levantados e, certamente, haverá grandes divergências entre os 11 ministros. Igreja e comunidade científica estão em lados opostos nessa batalha.

O artigo 5º da Lei de Biossegurança de 2005 permitiu a pesquisa com células-tronco de embriões fertilizados "in vitro" e descartados. Mas o ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade alegando que o direito à vida é inviolável e que, no caso, estaria sendo lesionado, já que defende a tese de que os embriões já têm vida, a qual começaria na concepção.

A importância do julgamento reside no fato de que, de acordo com as teses religiosas, haveria o risco de o STF abrir caminho para que no futuro novas formas de aborto sejam criadas -ou que o próprio aborto seja legalizado, além do que a manipulação e sacrifício de seres humanos embrionários seriam um passo para a clonagem e produção laboratoriais de seres humanos

Por outro lado, o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas visando tratamento e recuperação de pessoas com doenças graves é também uma atitude em defesa da vida. Afinal, tendo a lei de Biossegurança colocado todas as restrições para o desenvolvimento seguro das pesquisas, não haveria quaisquer problemas em sua continuidade.

Acompanhemos com atenção.

5 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, acho que lugar de religiosos é na igreja louvando a Deus e longe da ciência e do estado. Eles têm apenas que rezar para que as vontades Dele sejam atendidas... Soa irônico, mas é que assim como os religiosos acreditam Nele, acredito que eles devem se limitar a suas fés e nada mais não.
Partindo para a parte científica (será mesmo?), vejo que deveria haver uma discussão mais ampla para tentar entender os benefícios que a população poderia ter com esse tipo de pesquisa. Qualquer definição em torno do que é vida seria arbitrária (como exemplos o momento da concepção ou quando supostamente o embrião adquire consciência) - afinal, daqui a pouco a comunidade científica poderia querer falar do problema de se ejacular/ovular e perder tantas vidas em potencial, do uso da camisinha (nesse campo a Igreja Católica já até entrou) ou ainda do sexo gay que, para quem ainda não sabe, todos aqueles espermatozóides não terão seu justo direito (ou dever?) à vida. Talvez seja verdade de que a pesquisa com embriões seja um passo para a clonagem e produção laboratoriais de seres humanos, mas para isso haveria uma legislação e fiscalização rigorosas (dessas que não se encontram no Brasil).
O Código de Nuremberg de 1947, entre outros coisas, diz que o experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade, que não possam ser buscados por outros métodos de estudo, mas não podem ser feitos de maneira casuística ou desnecessariamente.
O contexto pós-Alemanha nazista em que esse documento foi redigido era outro, mas vejo que pode ser aplicado, sim ao uso de células-tronco.
Quanto ao STF abrir caminho para que o aborto seja legalizado, mais uma vez, valho-me do princípio de preservar as vidas. Paradoxalmente, nos países subdesenvolvidos (onde se encontram a maioria dos países que fazem mais restrições ao aborto) é que o nascimento de uma criança pode ser mais prejudicial tanto à família (o que é isso mesmo?) quanto à própria vida da criança que agora tem o DEVER à vida.
Ou seja, a impressão que passa é que cada um arbitrariamente levanta uma bandeira sem pensar de fato no que é viver (sentido amplo da palavra não vinculado a qualquer definição como respirar, pensar, e etc).

Anônimo disse...

eu concordo com você.
a vida é mais do que células, sistema nervoso ou fisiologia.
a vida só se define para o ser humano se pensarmos na sociedade. e é ela que clama pelo andamento das pesquisas, que não são casuísticas.
parabéns
vamos continuar lutando
e contra argumentos religiosos babacas

Anônimo disse...

Em tempo: "nesta semana o STF FARIA um julgamento histórico..."

Estão protelando em prol da violação da condição de Estado Laico!!!

Credo... (literalmente)... mas também, num país cuja constituição está subordinada a "deus", não há de se esperar muito mais que isso.

Não obstante, torço para que a ciência vença mais essa batalha contra a filosofia das mentiras, trevas e massificação que representa a religião.

Anônimo disse...

Em tempo 2: aborto é válido! Não não têm condições de criá-las, não deixem as criancinhas sofrerem nesse mundo superpopulado!!!

Anônimo disse...

perfeito!
e o que é mais comum de acontecer é a pessoa não estar preparada para ter filhos, e ter assim mesmo.. problema grave que não aparece só nas classes mais baixas (que não têm condições econômicas de criá-los) mas também em todas as classes - por não ter condições emocionais para tanto, ou mesmo tempo livre para pensar nos filhos
ou seja - filhos só para quem quer muito e prova q pode
abraços