Não há necessidade de se colocar aqui os números recentes das avaliações feitas pelo governo que dizem respeito à qualidade da educação básica pública. Todos já sabem dos números desastrosos.
Alternativas estão sendo estudadas na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para que este problema seja ao menos atenuado. Uma delas é a remuneração por desempenho, que propõe dar bônus no salário dos professores de cujo colégio tiver melhores notas nos exames feitos pelo governo.
Algumas questões a serem colocadas:
1) O estímulo principal para maior desempenho e dedicação dos professores deve ser uma mera gratificação material? A própria carreira da docência não deveria ser o maior estímulo para uma maior dedicação a ela?
2) A formação dos alunos pode estar restrita a uma preparação para os testes de conhecimento?
3) Até que ponto tais exames retratam a qualidade dos professores e do ensino? Será que as avaliações conseguem dar conta da complexidade do fenômeno educacional?
4) Que tal uma ampla campanha em prol da valorização incondicional do profissional da educação pública? Isso inclui uma revisão de planos de carreira e não simples gratificações.
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3 comentários:
Curto e grosso:
1) Utopia.
2) Não.
3) Não retratam. Nunca.
4) Deveras. Vale também para o trabalho de segurança pública, em paralelo meio forçado.
- Ulysses
eu acho que eh uma boa idéia colocar esse prêmio porque aí o professor fica com mais vontade até de dar uma aula melhor ou preparar a aula.
acho interessante, e aí o ensino pode ser que melhore, se bem que não vai ser de uma hora para outra
devo ser uma utopia ambulante.... eheheheh
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