terça-feira, 7 de abril de 2009

O Vestibular unificado

Fala-se de uma alternativa proposta pelo MEC para unificar os vestibulares das Universidades Federais em torno de uma única prova, que seria semelhante ao ENEM. O que se argumenta é que, além de facilitar a distribuição das vagas por todo o país, seria uma avaliação que privilegiasse o raciocínio dos alunos, e não a "decoreba". Alguns contestam o modelo atual por exagerar no conteúdo. Daí, as escolas têm que ensinar muita matéria, porque o vestibular das boas universidades é exigente. Nem tudo é absorvido, no entanto. Para piorar a situação, os alunos de escola pública ficam em desvantagem.

Por outro lado, uma avaliação pouco conteudista pode sepultar diversos conteúdos hoje trabalhados no Ensino Médio e fazer com que, em alguns casos, o aluno chegue ainda menos preparado para alguns cursos superiores. Será? De qualquer modo, é uma questão a ser pensada com cuidado.

7 comentários:

felício disse...

sabe ainda não tenho opinião formada sobre isso

Valmir disse...

Se a educação no ensino fundamental e médio prestasse, pouco importaria o vestibular.

Camila Rodrigues disse...

Bom, como você sabe, eu sou completamente conta a educação contudística aplicada no Ensino Médio até agora, nada daqueles conteúdos é realmente abordado na faculdade (pelo menos não em História).
Por enquanto eu acho que essa mudança parece positiva e estou bastante afim de me centrar na sua reflexão como professora...

Valmir disse...

Extra,extra: Alunos do ensino fundamental de SP pioram desempenho em português
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/04/09/ult105u7866.jhtm
Na notícia, eles comparam a média de notas dos alunos de um ano com a do ano seguinte. No texto, pouco se fala do nível de significância ou qq outro parâmetro estatístico.
A secretária da educação defende-se falando que a prova deste ano foi mais difícil, por isso a diminuição da média. Então por que foi publicada essa notícia se não havia porque comparar esses dois anos? (ok, para vender)
O sistema de ensino, por acaso, usa os resultados dos vestibulares para alterar o conteúdo ou o enfoque com base no resultado dos alunos no vestibular? (é claro que a análise teria que ser detalhada e deixar claro quem ali é de escola pública, fez cursinho e etc).
É tanta prova, avaliação, desejo de mudança das provas/avaliações. Mas para que?
Alguém sabe me dizer se há uma mudança de fato com todos esses testes?
Voltando à notícia: Parece-me que a melhora dos alunos na prova de matemática foi bem fundamentada. Mas e a estagnação e a suposta piora das outras disciplinas?
Será que a prova de matemática não foi mais fácil esse ano?

Unknown disse...

Sei lá de Vestibular...
Passando pra desejar boa Páscoa...

Anônimo disse...

caro valmir,
infelizmente, essas avaliações não servem para nada, a não ser para vender notícia!! as avaliações, além de tudo, são mal-feitas
por exemplo, sabe aquelas provas em que alguns professores do estado tiraram zero? um colega meu professor de matemática mostrou para mim depois que que duas questões de matemática simplesmente não tinham resposta certa.. ou seja, o buraco é mais embaixo, e cada vez mais !
abraços

Valmir disse...

Que triste, Anônimo. Muito triste.
Cada vez que tento entender esses temas, só vejo que não há solução.
Pessoas mal preparadas vão "ensinando" os alunos que, mal preparados, "ensinarão" outras pessoas, que por não entenderem a importância do saber ficam aí do jeitinho que estão.