quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de maio

Hoje faz 121 anos que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Durante muito tempo esta data foi comemorada como o marco do fim da escravidão no Brasil. De um tempo para cá, o movimento negro passou a criticar a celebração da data e preferiu adotar o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, como o mais representativo pela luta contra a escravidão no Brasil. Nada mais justo. Se há o feriado de Tiradentes, é correto que haja o feriado de Zumbi. Como seria também correto se houvesse um feriado em homenagem a Antonio Conselheiro, ou a outros brasileiros que lutaram pela liberdade/igualdade.



No entanto, desconsiderar a data da abolição da escravidão não seria também desconsiderar a luta dos abolicionistas do século XIX? É verdade que há os que dizem que a abolição ocorreu somente por interesses econômicos da elite que se modernizava no final do Império, ou então que a abolição iria acontecer de qualquer maneira, etc, etc. Tudo isso é verdade. Mas e Castro Alves, Rui Barbosa e muitos outros intelectuais que lutaram pelo fim da escravidão? Não dá para jogar fora as suas lutas, e lembrar de 13 de maio é uma maneira também de lembrar da campanha abolicionista. Concordo que o feriado deva ser no dia 20 de novembro, mas também não vamos desprezar o 13 de maio!

3 comentários:

Valmir disse...

Pois é. Essas datas estão aí pra não esquecermos (seria melhor que lembrássemos todos os dias do ano) da situação do negro hoje. Menor oportunidade de estudo (e dá-lhes cotas); Quando atingem um bom nível de ensino não é acompanhado do mesmo nível salarial; Sua beleza ainda é preterida nas passarelas, na TV e etc. Tudo isso enraizado na maneira como foi feita a abolição: "você não é mais escravo: agora você ganha um salário de merda e tem que arcar com todos os seus gastos!". Melhor do que ser vendido por quilo, mas ainda esta(va) péssimo. Não foi sustentável. Historiadores do blog: corrijam qq inconsistência.
Coincidentemente, discutindo com um amigo hoje sobre outras formas de preconceito, lembrei de um documentário concebido por uma americana Jane Elliot chamado Blue Eyes. Ela faz um exercício com uma sala de aula: dividiu os alunos em dois grupos: blue eyes e o brown eyes. Por uma semana os blue eyes foram reverenciados, e seus desempenhos aumentaram junto com suas arrogâncias. Já os brown eyes, até explicações pseudo-científicas foram dadas relacionando a melanina à falta de inteligência. Desmotivados, seus comportamentos não foram bons assim como seus desempenhos. Na semana seguinte, inverteram-se os grupos, invertendo-se também seus comportamentos.
Vejam esse site que tem explicações muito mais ricas que o resumo que fiz aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jane_Elliott#The_Exercise
Vale muito a pena!

tundisi disse...

opa
valeu pela contribuição
muito interessante !!!
abraço

Camila Rodrigues disse...

Eu acho que feriado tem que ser mesmo em novembo, mas concordo que o dia 13 de maio não deve ser esquecido, mas sim sempre sempre lembrado como momento de reflexão... até porque no próprio feriado de novembro não se fazem apenas festas, mas sim tentativas de retomar manifestações da cultura negra (que, como sabemos, foi a responsável por uma sutil, mas não menos forte, tentativa de resistência a escravidão)...
Como você colocou no seu texto, ão posso deixar de comentar a minha constante indignção em relação ao feriado do dia de Tiradentes...HISTORIADORES, VAMOS CORIGIR ESSE ABSURDO!
Abraço
Ca