sexta-feira, 22 de maio de 2009

Samba do Crioulo Doido?

Há alguns meses, o Presidente Lula fez este pronunciamento sobre a crise econômica mundial:
"Temos que reconhecer que a situação é delicada e que essa crise é possivelmente maior que a crise de 29. Temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da Segunda Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós precisamos ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência porque não dá para admitir uma guerra para resolver um problema econômico".

Percebe-se nitidamente que o Presidente comete vários equívocos na análise que faz da História. No entanto, nos dias que se passaram, muitos internautas receberam e-mails com um trecho do discurso e com um comentário, de um autor anônimo, fazendo a crítica do que dissera Lula. Para o anônimo:
"A segunda guerra mundial, que durou de 1939 a 1945, nada teve a ver com a crise econômica americana, nem com sua solução.
A Alemanha foi levada para a guerra por fanatismo do partido nazista, que nasceu dentro do partido trabalhista alemão. As condições impostas pelos aliados à Alemanha após a primeira guerra deram força ao partido dos trabalhadores de se organizar em um movimento patriótico e refazer o exercito alemão.
Em 1929, toda a economia do mundo era localizada, e isolada, separada por oceanos e etnias, nunca se ouvindo falar em globalização como hoje. Além disso, a solução da crise passou por contenção drástica de despesas do governo, redução de custos e impostos."


Já faz um tempo que eu recebi este e-mail, mas recentemente reli com mais calma e ainda estou na dúvida. Quem fez a pior análise? Lula ou o anônimo?

Sim, porque a Segunda Guerra Mundial teve tudo a ver com a Crise de 29. Foram seus efeitos que impulsionaram a ascensão dos nazistas. Não houvesse a Crise, não teríamos o fortalecimento do partido de Hitler e talvez não teríamos a Guerra que tivemos. Além disso, o anônimo comete outros erros crassos no seu texto. Diz ser profundo conhecedor de História, mas devia ter pesquisado um pouco mais antes de elaborar a crítica. A coisa está feia mesmo...

4 comentários:

Unknown disse...

É meu querido "SAMBA DO CRIOLLO DOIDO" já dizia o grande STANISLAW PONTE PRETA. A grande controversia da História é que cada um a apresenta como quer, aí Leopoldina vira estação, crise de 29 é localizada, glovbalização por causa do computador caseiro, D.PedroII, presidente do Corinthians e por aí vai. E se dizem eruditos...

Valmir disse...

Eu não lembro de ter aprendido a segunda guerra relacionada à Crise de 29 (não lembro, não digo que não fui ensinado assim). Por outro lado eu lembro muito bem que fui ensinado que após a 1ª GM, os alemães foram resposabilizados pelos estragos que a guerra causou na Europa, inclusive financeiramente, e aí q surgiu o nazismo, já q eles queria mostrar a superioridade após terem se fudidos na 1ª GM. Se isso está certo ou não, não tenho a menor idéia.
Mas o que quero dizer com isso é que às vezes lemos livros, ou acreditamos nos professores ao ponto de achar que aquilo é a verdade absoluta. Daí a sair falando merda por aí é um segundo só.
Agora, intular-se profundo conhecedor de um tema e, com base nisso, falar o que acha apenas, sem um mínimo de pesquisa, aí sim é inaceitável. Ou dependendo do meu humor no dia, motivo para riso. Eu também faço as pessoas rirem às vezes. ;-)

Anônimo disse...

é
na verdade, o nazismo só cresceu depois da crise de 29. antes era só um partido meia-boca.

Valmir disse...

Saquei... e fiquei curioso... vou tentar ler algo a respeito...
Estava lembrando de um amigo meu que sempre fala sobre dietas e coisas afins, apesar da profissão de Administrador. Eu tive muitas disciplinas direta ou indiretamente relacionada a alimentos durante a faculdade e percebo as merdas que ele fala. No início, eu falava que não era bem assim, mas aí ele sempre me esfregava um livro de dieta na minha cara...hahahaha Hj em dia, quando ouço ele aconselhar alguém com uma propriedade que eu não sei da onde ele tira, fico me remoendo por dentro, mas não falo nada. hahahah Afinal, também não sou nutricionista e os livros estão por aí pra ele se fundamentar...