quarta-feira, 25 de março de 2009

Russell e ateísmo

Alguns trechos selecionados de Bertrand Russell. Comentários?

“Por conseguinte, julgo que, ao dizer-vos que não sou cristão, tenho de contar-vos duas coisas diferentes: primeiro, por que motivo não acredito em Deus e na imortalidade e, segundo, por que não acho que Cristo foi o melhor e o mais sábio dos homens, embora eu lhe conceda um grau muito elevado de bondade moral.”

“A questão da existência de Deus é de tal natureza que pode ser decidida a partir de bases muito diferentes por diferentes comunidades e diferentes indivíduos. A imensa maioria da humanidade aceita a opinião prevalecente em sua própria comunidade. Nos tempos mais remotos dos quais temos evidências históricas definidas, todos acreditavam em muitos deuses.”

"Como já disse, não creio que a verdadeira razão pela qual as pessoas aceitam a religião tenha algo que ver com argumentação. Aceitam a religião por motivos emocionais. Dizem-nos com freqüência que é muito errado atacar-se a religião, pois que a religião torna os homens virtuosos. Isso é o que me dizem; eu jamais o percebi."

"Eis aí a idéia – a de que todos nós seríamos maus se não nos apegássemos à religião cristã. Parece-me que as pessoas que se apegaram a ela foram, em sua maioria, extremamente más. Tendes este fato curioso: quanto mais intensa a religião em qualquer época, e quanto mais profunda a crença dogmática, tanto maior a crueldade e tanto pior o estado das coisas. Nas chamadas Idades da Fé, quando os homens realmente acreditavam na religião cristã em toda a sua inteireza, houve a Inquisição, com as suas torturas; houve milhares de infelizes queimadas como feiticeiras – e houve toda a espécie de crueldade praticada sobre toda a espécie de gente em nome da religião."

3 comentários:

Camila Rodrigues disse...

bom, se Russel não tem muita paciência com Deus, eu não tenho muita com com filosofia kkkkk
Só posso dizer que eu acredito MUITO em Deus e para mim ele se manifesta em vários graus, que chamam de deuses... eu acredito em todos, porque todos são faces da mesma energia! Em relação a religiões, dessas não gosto muito! Gilberto Gil tem uma música assim:
"O nome de Deus pode ser Oxalá, Jeová, Tupã, Jesus, Maomé e tantos mais: sons diferentes para sonhos iguais"

Unknown disse...

Concordo com a Camila sobre a filosofia, também não tenho paciência com ela!!!!
A discução sobre religião não pode ser feita no ambito das igrejas, você tem razão a igreja católica atravéz dos tempos se mostrou mais política que religiosa, mas tem a haver com fé, a fé das pessoas, e aí não precisa de igreja. O que as pessoas tem que entender é que igreja é uma coisa e crença e fé são outra. Vide papas e pastores...

Anônimo disse...

Gosto muito de filosofia.
Mas também tenho lá minhas crenças no FSM: http://www.venganza.org/about/open-letter/